Data 01/11/2011 11:35:00
Univás promove I Fórum de Educação Inclusiva

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) promove nos dias 2 e 3 de dezembro, o I Fórum de Educação Inclusiva no salão de eventos da unidade Fátima da Univás. O evento conta com o apoio da Caixa Econômica Federal.

O evento tem como objetivo principal promover o conhecimento interdisciplinar e a troca de experiências de atividades pedagógicas na área inclusiva em escolas regulares. A proposta visa acompanhar e discutir o processo de ensino-aprendizagem, propondo-se a sanar dúvidas e discutir as necessidades e dificuldades que os profissionais da área educacional encontram.

A Univás mantém atualmente dois cursos na área de inclusão: Pós-Graduação em Educação com Ênfase em Artes e Inclusão e o curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado - AEE. Os cursos acontecem desde 2009, formando profissionais que já atuam em salas de atendimento especializado nas escolas da rede municipal.

Segundo a organizadora do Fórum, professora Adriana Cardoso, o sistema educacional está em pleno processo de amadurecimento de ideias e práticas educacionais inclusivas, inovadoras tanto na cidade quanto nas escolas, com isso pretendemos buscar resultados significativos de produção de conhecimentos que envolvam trabalhos em seus aspectos teóricos, práticos e a contribuição singular de cada caso específico na área da inclusão.

No dia 2 de dezembro, a partir das 19h30 acontecerá a conferência de abertura com o tema "Inclusão do Aluno com dificuldades de comunicação: o uso de estratégias da comunicação suplementar e alternativa como ferramenta de trabalho para sala de aula", apresentado pela professora Luciana Wolff.

No sábado, 3 de dezembro, a programação se inicia às 9h, com a palestra "O Uso da Música como Ferramenta Pedagógica na Educação de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade", ministrada pelo professor Antônio Celso Ribeiro e alunos do Curso de Pós-Graduação em Educação com Ênfase em Artes e Inclusão da Univás.

Na parte da tarde, a partir das 13h30 acontecerá a conferência "AEE para alunos com surdez: escolas bilíngues e inclusivas", proferida pela professora Eliane de Souza Ramos. Já às 14h30 o tema será "Adequações de Atividade em salas inclusivas", apresentado pela professora Susana G. Caliatto.

Para o encerramento do Fórum acontecerá uma mesa redonda com a presença das professoras Rita Helena Rezek, Susana Caliatto e Eliane Ramos e da secretária de Educação, Cleidis Modesto. A mesa de debates será mediada pela professora Adriana de Freitas Cardoso.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs