| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 03/11/2011 12:50:00
Univás apóia palestra sobre Fotojornalismo

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) apóia a palestra "Coberturas em áreas de conflito" que será realizada amanhã, 4 de novembro, a partir das 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre.

A palestra será ministrada por Joel Silva que é formado pela Escola de Artes Bauhaus; em 1994, entrou para o fotojornalismo na Folha da São Paulo, onde permanece até hoje. Já esteve em várias coberturas como a Copa do Mundo da França em 1998 e da África do Sul em 2010. Em 2000 acampou com a guerrilha das Farc na Colômbia, cobriu o golpe militar em Honduras em 2009, a ocupação do morro do alemão em 2010 e, recentemente, os conflitos na Líbia.

Já ganhou vários prêmios, entre eles, o Every Human Has Rights , na França, em comemoração aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Ganhou também o Wladimir Herzog de Direitos Humanos, Dom Helder de Direitos Humanos, entre outros nacionais.

A Univás é uma das apoiadoras também pelo segundo ano consecutivo do 2º Concurso Livre de Fotografia, idealizado e organizado pelo fotógrafo Beto Hektor, egresso do curso de Jornalismo da Univás e pelo Coletivo Cultural Clube do Tchu, que nasceu com a proposta de promover a arte fotográfica. Joel Silva será um dos jurados do Concurso.

As inscrições estão abertas de 10 de outubro a 10 de novembro. Poderão participar do 2º Concurso Livre de Fotografia, fotógrafos amadores ou profissionais, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e em Portugal, sem qualquer restrição de idade.

Cada participante poderá concorrer com uma foto, produzida por qualquer tipo de câmera, incluídas as câmeras de película, digitais e artesanais em qualidade satisfatória para revelação digital.


O concurso é dividido em: inscrição, pré-seleção, exposição e premiação. Na pré-seleção, os jurados escolherão as 50 melhores fotografias inscritas, são as que irão para a chamada "Exposição de Avaliação", que permanecerá aberta por 30 dias. Durante a exposição o público será incentivado a votar, seguindo as orientações do regulamento. Ao mesmo tempo, de forma reservada, votarão os jurados.

Para dar credibilidade à escolha da fotografia por um corpo de jurados técnico, a organização formou uma equipe com três fotógrafos de lugares distintos. Os jurados são: Joel Silva, Mônica Basílio e Camila Haase


Mônica Basílio é fotógrafa, antropóloga social e membro da organização da Expo Lisboa 2011, a maior Exposição Fotográfica do Mundo. Já participou de várias exposições coletivas, destacando a "Olhar as Subculturas" organizada pela Fnac Portugal e Fnac Brasil e o Fórum internacional da AMI "Ouvir para Integrar", em Lisboa, e ganhou alguns prêmios e menções honrosas em concursos de fotografia.

Também será jurada Camila Haase, que estudou filosofia, é editora de livros e pesquisadora da Universidade de Estudos Avançados, em Filosofia, Sociologia e Artes, fotógrafa amadora, utiliza a fotografia na elaboração de pesquisas e como material ilustrativo nas aulas.

Informações e inscrições pelo site:
www.concursolivredefotografia.com.br

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs