| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 07/11/2011 15:15:00
Palestra sobre Fotojornalismo reúne profissionais e acadêmicos

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), por meio do curso de Jornalismo e da Assessoria de Comunicação e Marketing apoiou a realização da palestra "Coberturas em áreas de conflito", ministrada pelo premiado fotógrafo da Folha de São Paulo, Joel Silva.

A palestra realizada na última sexta-feira, 4 de novembro, foi promovida pelo Coletivo Cultural Clube do Tchu, com o apoio da Câmara dos Vereadores e Prefeitura de Pouso Alegre e reuniu acadêmicos da Univás e profissionais da área de fotografia.

Joel Silva que é formado pela Escola de Artes Bauhaus; em 1994, entrou para o fotojornalismo na Folha da São Paulo, onde permanece até hoje. Já esteve em várias coberturas como a Copa do Mundo na França em 1998 e da África do Sul em 2010. Em 2000 acampou com a guerrilha das Farc na Colômbia, cobriu o golpe militar em Honduras em 2009, a ocupação do morro do alemão em 2010 e, recentemente, os conflitos na Líbia.

Já ganhou vários prêmios, entre eles, o Every Human Has Rights , na França, em comemoração aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Ganhou também o Wladimir Herzog de Direitos Humanos, Dom Helder de Direitos Humanos, entre outros nacionais.

Joel Silva será também jurado do 2º Concurso Livre de Fotografia, idealizado e organizado pelo fotógrafo Beto Hektor, egresso do curso de Jornalismo da Univás e pelo Coletivo Cultural Clube do Tchu, que tem a Univás como apoiadora.

Parte das fotografias que ele fez durante o conflito na Líbia podem ser vistas pelo endereço:www.flickr.com/photos/joelselva/

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs



O fotógrafo da Folha de São Paulo, Joel Silva falou sobre os desafios de fazer uma cobertura em área de conflito


Joel apresentou detalhes sobre sua cobertura na Líbia realizada este ano