| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 11/11/2011 11:11:00
Curso de Matemática da Univás divulga o resultado final da I Olimpíada Municipal de Matemática

O curso de Matemática da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre realizou em três fases a I Olimpíada Municipal de Matemática para alunos matriculados e frequentes nos nonos anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Pouso Alegre.

As três provas dessa Olimpíada foram elaboradas e corrigidas por professores, mestres e doutores do curso de Matemática da Univás, com o auxílio do Centro de Processamento de Dados da Univás, que realizou a leitura dos cartões da primeira fase e de parte da segunda, sob a supervisão da colaboradora da Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs), Ana Flávia de Lima Ribeiro. Os critérios de correção foram de uma avaliação formativa, sendo que foram considerados meios certos e até fração mínima de aproveitamento das questões abertas, para que o resultado final fosse o mais fiel possível.

Para a terceira e última fase ficaram classificados 56 alunos das seguintes escolas: Escola Municipal Anita Faria Amaral; Escola Municipal Professora Maria Barbosa; Escola Municipal Antônio Mariosa; Escola Municipal Professora Clarisse Toledo; Escola Municipal Ângelo Cônsoli; Escola Municipal Dom Otávio; Escola Municipal Vasconcelos Costa; Escola Municipal Anathália de Lourdes; Escola Municipal Professora Josefa Azevedo Torres; Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão; Escola Municipal Professora Maria Barbosa; Escola Municipal Pio XII e Escola Municipal Jandyra Tosta de Souza.

O 1º lugar foi conquistado pelo aluno Maurício Antunes de Souza da Escola Municipal Anita Faria Amaral, que obteve um total de 192,5 pontos, sendo 22 pontos obtidos na primeira fase, 35,5 na segunda e 135,0 na terceira e última fase.

O 2º lugar ficou com o aluno Matthews Teixeira Coutinho Devai, da Escola Municipal Professora Maria Barbosa que conquistou com um total de 186,0 pontos, sendo 22,0 obtidos na primeira fase, 29,0 na segunda fase e 135,0 na terceira e última fase.

O 3º lugar foi conquistado pelo aluno Gabriel de Paula Lopes Guimarães, da Escola Municipal Antônio Mariosa, que obteve um total de 181,0 pontos, sendo 18,0 obtidos na primeira fase, 28,0 na segunda fase e 135,0 na terceira e última fase.

O 4º lugar ficou com a aluna Letícia de Cássia Teixeira Venâncio, da Escola Municipal Anita Faria Amaral, que conquistou um total de 180,0 pontos, sendo 26,0 obtidos na primeira fase, 42,0 na segunda e 112,0 na terceira.

O 5º lugar foi conquistado pela aluna Jéssica Rafaela Fonseca Patrocínio, da Escola Municipal Clarisse Toledo, que obteve um total de 173,0 pontos, sendo 18,0 na primeira fase, 25,0 na segunda fase e 130,0 na terceira e última fase.

Os demais alunos foram classificados para os lugares sequentes e, por questão ética, as notas não serão divulgadas no site, mas serão enviadas na íntegra em documento oficial a Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre.

A coordenadora do curso de Matemática da Univás, professora Rosimeire Aparecida Soares Borges, parabeniza e agradece a todos os alunos que participaram dessa I Olimpíada Municipal de Matemática da Univás e salienta "a importância não está em simplesmente ganhar e sim na garra com que dedicaram suas manhãs de domingo para participar desse evento, acreditando no próprio potencial", disse.

A professora Rosimeire Borges agradece também aos pais dos alunos participantes dessa I Olimpíada, que souberam educar priorizando a importância dos estudos e a garra para persistir e enfrentar situações desafiadoras; agradece o apoio da secretária de Educação Municipal de Pouso Alegre, a professora Cleidis Regina Chaves Modesto; da supervisora pedagógica, Judith Dutra Pereira e da diretora do Departamento Pedagógico, Suzana Agnes Rosa, "as quais estiveram o tempo todo presentes e se mostraram companheiras na realização dessa I Olimpíada, apoiando seus alunos, juntamente com professoras, diretores e supervisoras pedagógicas das escolas municipais".

Agradece ainda o apoio recebido do diretor da unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho e dos professores do curso de Matemática: Luiz Felipe de Simões Godoy, Rodrigo de Lima Nascimento, Paulo César Xavier Duarte, Luiz Gonzaga de Paula, Marilda de Castro Laraia; e ainda dos professores do curso de Ciências Contábeis: Neide Cária Pena e Nelson Lambert de Andrade; da professora Maria Helena, do curso de Administração e ainda da professora da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), Aparecida Rodrigues Silva Duarte, além dos alunos do curso de Matemática e de outros cursos que unidos auxiliaram na aplicação das provas.

A cerimônia de premiação da I Olimpíada Municipal de Matemática de Pouso Alegre será realizada no mês de dezembro de 2011 com data a ser marcada pela Univás e Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, que auxiliará na organização desse evento. Na referida cerimônia serão entregues os prêmios e medalhas aos alunos classificados em terceiro, segundo e primeiro lugares. Aos alunos que participaram da terceira fase serão entregues medalhas de participação. Aos demais alunos participantes desde a primeira fase serão entregues certificados de participação.

A coordenadora do curso de Matemática, professora Rosimeire Borges finaliza dizendo "que essa Olimpíada continue sendo realizada, oferecendo aos alunos do Ensino Fundamental a oportunidade dessa convivência no meio acadêmico, de estudar a Matemática, tão necessária ao desenvolvimento da crítica, da autonomia e do sucesso profissional na sociedade moderna", finalizou.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs