| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 18/11/2011 16:31:00
Câmara Municipal de Pouso Alegre renderá homenagem pelos 90 anos do HUSL

A Câmara Municipal de Pouso Alegre realizará na próxima segunda-feira, 21 de novembro, no plenário do Legislativo, uma sessão solene especial para homenagear os 90 anos do Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL), instituição mantida pela Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs). A solenidade terá início às 19h30 e será aberta a toda população pousoalegrense.

A ideia de criar uma sessão solene para homenagear os 90 anos de fundação do HUSL partiu da Mesa Diretora da Câmara Municipal. O Hospital Samuel Libânio se destaca pela excelência de seu corpo clínico altamente capacitado e pela qualidade dos modernos equipamentos, que lhe permitem constituir-se em um centro de excelência em formação profissional e manter programas de Residência Médica credenciados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), bem como estágios em diversas especialidades médicas.

Oferece serviços bastante diversificados, desde apoio diagnóstico e terapêutico mais simples até os especializados e altamente complexos, como hemodiálise, litotripsia, holter, tomografia computadorizada, mamografia, ecocardiografia bidimensional com Doppler, hemodinâmica e outros.

O HUSL possui 232 leitos de internação, destes 198 destinados ao SUS, o que corresponde a mais de 85% dos atendimentos realizados na instituição e faz atendimentos de urgência e emergência, ambulatorial e internações 24 horas por dia, todos os dias do ano, atendendo além de Pouso Alegre, mais 53 municípios, cuja população é estimada em um milhão de habitantes, sem deixar de atender também pacientes particulares e de convênios.

Anualmente, realiza mais de 120 mil consultas ambulatoriais, 14 mil internações, 300 mil exames, 135 mil atendimentos no Pronto Socorro Dom José D'Ângelo Neto e o número de cirurgias ultrapassa a marca de oito mil. Para completar a excelência no atendimento, o Hospital mantém o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas do dia, todos os dias do ano.

Tecnologicamente avançado e auto-sustentável, o Samuel Libânio está inserido no Programa de Fortalecimento e Melhoria de Qualidade dos Hospitais do SUS da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (Pró-Hosp), desde 2003, e vem executando grandes obras e adquirindo vários equipamentos com recursos destinados pelo Programa.

É um hospital universitário, mantido pela Fuvs e junto à Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) é campo prático de estágios e pesquisas para cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Possui mais de 800 colaboradores e um corpo clínico formado por mais de 200 profissionais em mais de 45 diferentes especialidades.

Pelo sucesso nos procedimentos de média e alta complexidade, a demanda de pacientes pelo SUS aumenta constantemente. O Hospital possui o único pronto socorro geral da região integrante do sistema de referência aos atendimentos de urgência e emergência e atendimentos eletivos.

O Hospital conquistou credenciamentos para a realização de cirurgia cardíaca, neurocirurgia nível 2, cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Também é credenciado e integrado ao Sistema Estadual de Referência em Urgência e Emergência e no atendimento à gestante de alto risco. Além de realizar com grande sucesso cirurgias cardíacas e transplantes de córnea e renal, o que o torna referência no sul de Minas. Em 2011, o HUSL completará mil cirurgias cardíacas e ultrapassará a marca de 55 transplantes renais e 50 transplantes de córneas.

O Hospital também é o único do interior de Minas a realizar a cirurgia de separação de gêmeos siameses, fato que foi destaque em mídia nacional e levou o nome de Pouso Alegre e da instituição a todo país.

O Conselho Diretor da Fuvs, em nome de todos os colaboradores das cinco unidades mantidas convida a todos para participarem da sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre, que será realizada no dia 21 de novembro, às 19h30. A Câmara Municipal fica localizada à Avenida São Francisco, número 320, bairro Primavera, em Pouso Alegre.

Por Lucas Silveira e Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs