| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 10/01/2012 15:55:00
Fuvs investe na saúde do bairro São João com a Unidade de Atenção Primária à Saúde

A Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) preocupada com a saúde da região tem investido no Centro de Saúde do bairro São João, em Pouso Alegre, com a melhoria da estrutura e dos serviços prestados à Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS).

A UAPS é de responsabilidade da Fuvs e tem como objetivo prestar assistência básica de saúde a população e acolher estagiários dos cursos de graduação das áreas de saúde da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). "Neste Centro de Saúde do bairro São João é desenvolvido atividades como consultas médicas; de Enfermagem da Mulher; coleta citopatológica de colo de útero; consultas pré-natais; consultas de crianças, adultos, hipertensos, diabéticos; inclusive atendimentos domiciliares com equipes multidisciplinares; teste do pezinho; coleta de sangue; entrega de fezes e urinas, cujos materiais de laboratório são encaminhados ao Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL)", comenta o coordenador administrativo da UAPS, Mário de Carvalho Terra, que acompanhou a equipe da Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom/Fuvs) na unidade básica de saúde da instituição.

A UAPS da Fuvs ainda oferece para uma população estimada em 25 mil pessoas serviços de curativos, retiradas de pontos e imunização, além de distribuição de medicamentos de farmácia básica. "Ressaltamos que a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre repassa medicamentos da farmácia básica, alguns equipamentos, material de consumo e vacinas", disse Mário Terra.

Hoje, a UAPS da Fuvs atende 13.308 pacientes, que são cadastrados com prontuários individuais, sendo 2.966 na faixa etária de 0 a 12 anos e 8.716 com idades entre 13 a 59 anos; 1.626 com mais de 60 anos. A UAPS ainda tem mais de 480 cadastros de moradores de bairros fora do complexo São João, que engloba os bairros Nossa Senhora do Guadalupe, Jardim São João, Santa Adélia, Vista Alegre, Jardim Amazonas, Distrito das Microempresas e Sagrada Família. "A minha preocupação como presidente da Fundação é mais do que cuidar simplesmente da saúde, e sim, oferecer ao nosso povo um serviço de qualidade. Nosso compromisso é com Pouso Alegre, com o Sul de Minas. Todo o trabalho desenvolvido na atenção básica de saúde, no bairro São João tem como objetivo trazer mais qualidade de vida a população daquele local. A parceria dos cursos da área de saúde da Univás com a população será mantida e ampliada em 2012, com o objetivo de aproximar ainda mais a população e a Universidade. Tenho dito que está no DNA da nossa instituição a vontade e o objetivo de servir. Queremos e trabalhamos para prestar ótimos serviços. Esse é o nosso fundamento", disse o presidente da Fuvs, Sinval Caputo.

A doação do novo terreno para a construção da nova sede da UAPS foi aprovada na última sessão da Câmara Municipal de Pouso Alegre do ano de 2011 e sancionada pela Prefeitura da cidade. "Nosso objetivo agora, com a aprovação do Poder Público Municipal da doação do terreno para a Fuvs é ampliar nossa capacidade operacional e prestar um atendimento ainda melhor à população, numa estrutura física mais adequada. Com a melhoria dos atendimentos de Atenção Primária, certamente será possível diminuir os atendimentos do Pronto Atendimento do Pronto Socorro do HUSL e consequentemente diminuir o número de pacientes internados. Dessa forma, facilitaria os atendimentos de pacientes da microrregião de Pouso Alegre, uma vez que este município é pólo e macrorregional", enfatiza Mário Terra.

Depois de construída, a nova sede prestará serviços de saúde nas seguintes modalidades: Medicina; Psicologia; Enfermagem; Fisioterapia; Nutrição; Farmácia; Pedagogia; Educação Física; Assistência Social, dentre outras áreas de formação que a Univás dispõe e que possam ser agregadas na UAPS São João.

A reportagem sobre a UAPS São João será exibida nesta quarta-feira, 11 de janeiro, no Jornal Libertas, exibido pela TV Libertas, em duas edições, às 12h e às 19h30. Já na quinta-feira, 12 de janeiro, o coordenador administrativo da UAPS São João, Mário Terra participará ao vivo do programa Sul de Minas em Foco, também na TV Libertas, exibido a partir das 20h e reapresentado no sábado (14 de janeiro), às 13h10. A TV Libertas é sintonizada nos canais 3 VHF; 35 UHF e 5 via Mastercabo.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

O coordenador da UAPS São João, Mário Terra e o presidente da Fuvs, Sinval Caputo

Confira a cobertura fotográfica da Unidade de Atenção Primária à Saúde do bairro São João