| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 11/01/2012 10:15:00
Presidente da Fuvs participa de inauguração do Depósito Avançado do Governo de Minas

O presidente da Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs), Sinval Caputo participou na manhã de terça-feira, 10 de janeiro, da inauguração do Depósito Avançado do Governo de Minas Gerais. O posto foi montado em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). O depósito, construído na sede do 20º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais recebe e armazena material de ajuda humanitária e donativos adquiridos pela Cedec, distribuídos aos municípios que, eventualmente, são prejudicados com as fortes chuvas.

Representando a Fuvs, ainda participaram o diretor Executivo, Luiz Roberto Martins Rocha e o assessor da presidência, Fausto de Sousa. Também participaram da solenidade de inauguração do posto avançado de Pouso Alegre o comandante da 17ª Região da PMMG, coronel Robson Alves Campos; comandante da 18ª Região da PMMG, coronel Edílson Ivair Costa; comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Sérgio Soares; diretor-executivo da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Ipuiuna, Elder Cássio de Souza; o deputado estadual, Dalmo Ribeiro Silva; além de inúmeros prefeitos e lideranças políticas da região.

O secretário-executivo Estadual da Defesa Civil, coronel Eduardo César Reis, que representou o chefe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Luis Carlos Martins, explicou que, "por meio dos depósitos avançados, é possível fazer com que os materiais de ajuda humanitária cheguem com mais rapidez às populações afetadas" e ainda continuou: "A Cedec de Minas atua de forma descentralizada através de regionais de Defesa Civil que coincidem com as regiões da Polícia Militar. Temos 13 depósitos avançados que funcionam em instalações da Polícia Militar, para atender prontamente às demandas, além de ficarem mais próximos das comunidades afetadas. O município afetado faz a solicitação de ajuda humanitária pelo meio mais rápido possível, telefone, fax ou e-mail e, a partir daí, emitimos a autorização de retirada do material desses depósitos", disse coronel Eduardo.

No depósito avançado da Cedec em Pouso Alegre, o primeiro do Estado construído com estrutura de PVC, já estão armazenados 400 cestas básicas, 400 colchões, 500 cobertores, 50 caixas com 70 copos d'água de 200 ml em cada uma e três bobinas de lona, de 400 metros quadrados cada. Este depósito já funcionava no município de forma provisória. O material estava armazenado em salas do 20º Batalhão da PM. O novo depósito tem 100 mestros quadrados e 6 metros de altura.

Com esse, são 13 os depósitos implantados, desde 2003, pelo Governo de Minas. Eles estão estrategicamente distribuídos por todas as regiões do Estado - Belo Horizonte, Barbacena, Diamantina, Governador Valadares, Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Passos, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba e Uberlândia. Os de Montes Claros e Ubá já se encontram em fase de conclusão.

O presidente da Fuvs, Sinval Caputo enalteceu a importância do trabalho da Defesa Civil no socorro às vítimas de enchentes. "O governador Antonio Anastasia e seu vice, Alberto Pinto Coelho tem um carinho muito especial por nossa região e a inauguração deste depósito avançado mostra sua preocupação com o Sul de Minas, com as enchentes que quase todos os anos assolam milhares de famílias. A Fundação também está sempre de prontidão, por meio do nosso Hospital Samuel Libânio e da Universidade do Vale do Sapucaí para ajudar nossa comunidade. É nosso dever como entidade e também como povo que preza pelo bem comum", disse Sinval Caputo.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Confira a cobertura fotográfica da inauguração do Depósito Avançado do Governo de Minas em Pouso Alegre