Jornada do curso de Publicidade e Propaganda movimenta a Univás
O salão de eventos da unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) está movimentado com a realização da 10ª Jornada do curso de Publicidade e Propaganda. O evento teve início no dia 14 de maio e termina na sexta-feira, 18.
Neste ano estão sendo apresentados diversos temas, como produção de vídeo; gestão de marcas; marketing e vendas; carreira e mercado publicitário. Entre os palestrantes, dois egressos que têm sido assunto em revistas nacionais de Comunicação: o diretor de arte da Agência Ogilvy & Mather, o egresso do curso Lucas Amaral e o diretor comercial da Cozil, empresa fabricante de equipamentos para ambientes de refeições coletivas, o egresso Cleyton Pereira.
A Jornada Acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da Univás teve início na noite de 14 de maio, com discurso do diretor da unidade Fátima, professor Benedito Afonso Pinto Junho, que ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo vice-diretor da unidade, professor Guilherme Carrozza, que esteve à frente do curso até junho de 2011. Professor Benedito também comentou sobre a dedicação da atual coordenadora, professora Hellen Morais Fonseca. O diretor enfatizou a relevância da presença de egressos no evento, alguns inclusive como palestrantes desta edição, e do processo de aquisição de conhecimento, uma tarefa infindável. "Nunca se pode encerrar um arquivo e lacrá-lo com cadeados", comentou professor Benedito.
Em seguida, teve início a palestra do diretor da RGB Filmes, de Poços de Caldas (MG), Marcos Galvão, profissional com duas décadas de experiência em produção de vídeo e, há 12 anos atua como diretor da RGB. Galvão comentou com os acadêmicos, egressos e profissionais da área sobre as etapas da produção de um filme publicitário e sobre novas tecnologias e equipamentos do setor. Também foi apresentado aos convidados sobre a experiência da empresa no mercado regional, "o que gerou credibilidade e know-how para a conquista de outros mercados e de clientes como a Petrobrás", disse Galvão. Parte da palestra foi pautada pela plateia, que pôde tirar dúvidas e conhecer mais sobre o segmento de produção de vídeo.
A primeira noite de atividades do curso de Publicidade e Propaganda da Univás encerrou-se com o lançamento de livros de docentes da Univás: "Consumo, Publicidade e Língua", de autoria do vice-diretor acadêmico da unidade Fátima e professor do curso de Publicidade, professor Guilherme Carrozza. E a coleção "Sobre Manifestações Culturais e Modalidades Discursivas", organizada pelos professores João Baptista de Almeida Júnior; José Roberto Gonçalves e Hellen Patrícia Morais Fonseca. A coleção apresenta o resultado de pesquisas de docentes da Univás - principalmente do curso de Publicidade e Propaganda - e de pesquisadores de outras instituições.
Na noite de terça-feira, os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Agência Portal Publicidade; Conselheiro de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e diretor da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) do interior de São Paulo, o publicitário César Massaioli. Em tom descontraído, Massaioli comentou sobre suas primeiras impressões de Pouso Alegre e da Univás.
O publicitário apresentou cases sobre alguns clientes como: Brookfield (Incorporações) e explicou a vinda desta empresa de construção civil para o Brasil e sua chegada a Campinas (SP), onde fizeram todo o trabalho de reconhecimento da empresa a população local, com veiculação de comerciais e toda a estrutura publicitária para o sucesso da campanha e das vendas do projeto.
O palestrante também comentou sobre a marca MM.Martam, empresa especializada na venda de artigos para cama, mesa e banho. César Massaioli comentou ainda sobre suas atividades no Conar.
Na quarta-feira, às 19h30, os trabalhos serão conduzidos pela diretora geral do grupo Troiano de Branding, que atua na gestão de diversas marcas, a exemplo da Warner Bros., Cartoon Network, Microsoft, Itaú/Unibanco, Pepsico e Procter & Gamble.
Nesta quinta-feira, 17 de maio, às 19h30, o egresso da Univás, publicitário Lucas Amaral, que é diretor de arte da Ogilvy & Mather ministrará uma palestra sobre seus trabalhos e compartilhará com o público sobre suas funções na agência. Entre os clientes da Ogilvy & Mather estão a Coca-Cola, Unilever, Motorola, Siemens, Kraft Foods, Philips e Claro.
Na sexta-feira, às 19h30, Cleyton Francisco Pereira, diretor comercial da Cozil e egresso da Univás, conduzirá os trabalhos da última noite de atividades da 10ª Jornada Acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda. Entre os clientes da Cozil estão empresas do porte da Ambev, Caesar Park, Fiat, Ford, Volkswagen, GM, Crysler, Rede Globo e Governo Federal.
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica da Jornada do curso de Publicidade e Propaganda da Univás 14 de maio
Confira a cobertura fotográfica da Jornada do curso de Publicidade e Propaganda da Univás 15 de maio
Confira a cobertura fotográfica da Jornada do curso de Publicidade e Propaganda da Univás 16 de maio
Confira a cobertura fotográfica da Jornada do curso de Publicidade e Propaganda da Univás 17 de maio
Fotos: publicidadeunivas.com
|