Curso de Nutrição desenvolve novos alimentos
No dia 14 de junho às 20h45, os alunos do 7º período do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) apresentaram novos produtos alimentícios, ricos em nutrientes, como trabalho final da disciplina de Administração e Marketing, ministrada pela professora Luciana Pereira Rezende.
Além de elaborar uma receita com apelo nutricional, os alunos criaram slogans, embalagens, pesquisaram preço ideal dos produtos, ou seja, fizeram todo o planejamento estratégico. Alfajor sem glúten, iogurte de beterraba, sanduíche natural diferenciado, sorvete maravilha e suco preparatório para peeling foram os alimentos apresentados.
O alfajor sem glúten foi desenvolvido para pessoas celíacas, aquelas que tem intolerância ao glúten. Ao produto foi atribuído o nome Alfajor FMM e o slogan: "Simples e Gostoso Como Ser Feliz!". Ele é feito com farinha de milho e doce de leite sem glúten.
Rico em ácido fólico, vitamina essencial durante a gestação, pois previne a má formação do feto, o iogurte de beterraba contém iogurte natural, leite, hortelã, mel e linhaça. É um alimento de efeito probiótico e deve ser consumido entre as grandes refeições. A idéia é que seja vendido a R$2,00 para o consumidor.
O sanduíche natural diferenciado é recheado principalmente com atum, alface e rabanete, este último uma importante fonte de potássio, mineral essencial para manter o ritmo cardíaco ideal e um bom desempenho muscular. O pão é feito com farinha integral, indicado para o funcionamento regular do intestino. O produto já está sendo vendido, tem o nome de Sanduíche Sustentável e pode substituir uma refeição. Aconselha-se ser acompanhado de um suco natural.
Sorvete Maravilha, este é o nome da sobremesa desenvolvida especialmente para crianças. Ela é feita à base de beterraba, vegetal com grande quantidade de beta-caroteno que potencializa a absorção de vitamina C. A calda do sorvete contém abacaxi e a massa é bem macia. Quem experimenta o doce não imagina que é feito de beterraba.
O suco preparatório para peeling foi desenvolvido para pessoas submetidas ao peeling, como o próprio nome já diz. Chamado de Polpa de Fruta Mais Vida, o produto é composto de acelga, cenoura, espinafre, laranja e mamão papaya. Deve ser consumido na semana anterior e posterior ao tratamento para um efeito prolongado da intervenção.
A professora que orientou os trabalhos, Luciana Pereira Rezende, explica que no início do ano distribui um roteiro para os alunos do curso de Nutrição, que devem fazer todo o planejamento de marketing para um novo alimento usando quatro princípios: produto, praça, preço, promoção. O produto deve ser inédito no mercado, com alto valor nutricional e vendável. Segundo Luciana, o objetivo é preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho: "o maior desafio é criar algo que não existe, que seja agradável e venda", diz.
A degustação dos produtos idealizados é um teste de aceitação. No ano de 2010 dois produtos criados por alunos foram vendidos no mercado.
Por Izabella Campos Ocáriz Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica do curso de Nutrição
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