Curso de Matemática da Univás realiza segunda fase da II Olimpíada Municipal de Matemática
O curso de Matemática da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizará no próximo domingo, 2 de setembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, a segunda fase da II Olimpíada Municipal de Matemática de Pouso Alegre (OMMPA). As provas serão aplicadas na unidade Fátima da Univás.
A segunda fase da II OMMPA contará com uma prova composta por 20 questões, sendo 15 questões fechadas (de múltipla escolha) e cinco abertas, todas envolvendo a resolução de problemas contextualizados, que terá um valor total de 75 pontos.
A Olimpíada é organizada por alunos e professores do curso de Matemática e conta ainda com o apoio de professores do curso de Engenharia da Univás. "Essa participação dos alunos do curso de Matemática lhes propicia oportunidade para o crescimento pessoal e profissional como educadores comprometidos com a Educação de um país. Por se tratar de um projeto piloto, essa Olimpíada é voltada apenas para os alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental das Escolas da Rede Municipal de Ensino", comenta a coordenadora do curso de Matemática da Univás, professora Rosimeire Aparecida Soares Borges.
A primeira etapa da Olimpíada Municipal de Matemática ocorreu mês de maio de 2012 nas escolas municipais, onde os alunos classificados estudam. A prova dessa primeira fase foi elaborada por professores do curso de Matemática e aplicada pelos professores das escolas. Dessa prova constaram 25 questões de múltipla escolha, todas com problemas contextualizados, e foram envolvidos os conceitos da matemática elementar presentes na OBMEP. A correção dessa primeira prova foi feita eletronicamente pelo Centro de Processamento de Dados da Univás e ficaram classificados para a segunda fase os alunos cujos nomes constam na relação de aprovados para a segunda fase da II OMMPA, no site da Univás. A terceira fase será no dia 11 de novembro de 2012.
De acordo com a professora Rosimeire Borges a Olimpíada de Matemática é de grande relevância, "pois para os estudantes do curso de Matemática o projeto representa uma possibilidade de envolvimento com a comunidade, de conhecer os alunos da escola elementar e de poder contribuir para que esses alunos possam, desde cedo, participar do mundo acadêmico, de desafios que serão constantes em suas vidas futuras" e a coordenadora do curso de Matemática da Univás ainda complementa que "aos alunos e professores das escolas participantes permite reconhecerem a resolução de problemas como uma ferramenta metodológica que facilita a compreensão da relação existente entre a Matemática da sala de aula e a Matemática do cotidiano, o que vem contribuir, e muito, para a compreensão dos conceitos envolvidos e consequentemente para a abstração desses conceitos e preparação para seu uso quando se fizer necessário em suas vidas", disse.
Ainda segundo a professora Rosimeire Borges, a sociedade atual exige formação continuada dos profissionais, em qualquer que seja a área de atuação. "Nesse sentido, as Universidades tem um papel fundamental: estreitar a distância existente entre o Ensino Superior e a Escola Elementar. Acredito que essa ponte pode ser construída com o estabelecimento de parcerias e a realização de projetos como esse da OMMPA, edição 2012", finaliza.
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
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