Curso de Sistemas de Informação da Univás realiza palestra de empreendedorismo O curso de Sistemas de Informação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), coordenado pelo professor José Luiz da Silva, realizou no dia 24 de outubro, uma palestra sobre empreendedorismo em empresas de tecnologia. O tema foi conduzido pelo professor Artur Barbosa Ribas, que é gerente de Tecnologia e sócio da empresa Kite. O convidado, professor Artur Ribas, é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e pós-graduado na mesma área pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com mais de 10 anos de experiência em arquitetura e desenvolvimento de sistemas corporativos usando soluções Java. A palestra abordou aspectos técnicos, humanos, administrativos e financeiros. Para o palestrante, professor Artur Ribas, os vários investimentos necessários não giram somente em torno do capital financeiro investido, mas também em torno do capital intelectual, dos saberes necessários no decorrer do amadurecimento do empreendimento. "Os conhecimentos necessários são diversos, desde a definição do produto (serviço ou produto), conhecimentos da concorrência, atualização constante sobre as inovações tecnológicas, tanto de hardware como de software, networking, participação em eventos da área, análise de possíveis parceiros, estratégias de marketing como participação no leilão do Google pelo Add Words, uso da comunicação via blogs e diversas ferramentas para atrair investidores", disse Artur Ribas. De acordo com o professor Artur Ribas, ainda é importante investir em pesquisas de novas ferramentas e tecnologias para um desenvolvimento ágil e de baixo custo, "para que no futuro se possa ter um custo mais baixo que os concorrentes, por consequência, uma margem de negociação ou mesmo a possibilidade de contratos de risco para inserir o produto no mercado. Para isso contamos com a solução Java, pois com ela é possível desenvolver aplicações corporativas robustas e com enorme desempenho utilizando ferramentas livres inclusive em produção, sendo mais um fator de negociação comercial, pois não existem custos ocultos como licença de sistema operacional ou de banco de dados. Investimento em Marketing digital deve ser o foco das empresas desse século, pois o investimento é menor e a abrangência maior, mas não somente demonstrando o seu produto, como também gerando informação para o amadurecimento do cliente que deve estar convencido do problema, de como resolvê-lo e de que seu produto pode realmente ser a solução", disse em sua palestra. Para a idealizadora da palestra, professora Beatriz Marcos Telles, que leciona a disciplina de Empreendedorismo no curso de Sistemas de Informação, o tema empreendedorismo já está bem disseminado na sociedade. "No sentido de apoiar e incentivar pessoas a empreenderem seus próprios negócios. Para tal existe vasta bibliografia e cursos oferecidos no mercado, assim como metodologias já sistematizadas e facilitadas como, por exemplo, o Plano de Negócios. A dificuldade maior está na prática do negócio, nos desafios diários internos do negócio e nos relacionados ao ambiente externo, como interações com os diversos stakeholders, como fornecedores, concorrentes, clientes, governos, possíveis parceiros, dentre outros", ressalta a professora Beatriz Telles, que realiza ainda uma pesquisa sobre sustentabilidade e interdisciplinaridade, na Univás e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). "Muitos negócios são criados, mas com alto índice de falência como apontam as pesquisas, sendo que muitos dos problemas detectados giram em torno da inexperiência e ingenuidade dos corajosos candidatos a empresários que não se preparam e nem buscam apoio de especialistas na área", completou a professora. Ainda de acordo com o palestrante, professor Artur Ribas, "precisa-se adquirir maturidade, tanto do cliente para entender que precisa ou não de determinado produto/serviço, como da própria empresa, para discernir sobre as melhores estratégias e táticas, tanto tecnológicas, que podem otimizar e reduzir custos, como outras que tragam visibilidade atraindo clientes parceiros", finalizou. O professor Artur Ribas respondeu aos questionamentos dos alunos que participaram de um debate no final do evento. O objetivo da palestra foi atingido, considerou a professora Beatriz Telles, no aspecto de aproximação dos alunos universitários com a prática de um empreendimento no ramo tecnológico. Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica do evento
|