| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 19/09/2013 09:38:00
Univás realizará Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - Enelin 2013

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) promoverá, através de seu Núcleo de Pesquisa em Linguagem (Nupel), o V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem (Enelin 2013), que acontece, nesse ano, nos dias 25, 26 e 27 de setembro.

Com o tema "Linguagem, Sociedade e Políticas", o Enelin 2013 tem como objetivo proporcionar o intercâmbio de pesquisas realizadas nos diferentes domínios dos estudos da linguagem. A partir deste intercâmbio, será colocada em circulação a produção de conhecimento acadêmico que se desenvolve na universidade e, ao mesmo tempo, será estabelecido um espaço de reflexão com os trabalhos produzidos por pesquisadores de outras instituições brasileiras e do exterior.

O Enelin 2013 trará convidados da França, Chile, Cuba, Argentina e de várias regiões do Brasil para suas conferências e mesas-redondas. O evento ainda promoverá uma sessão de documentário, uma sessão de arte, além sessões de comunicações e de pôsteres.

A abertura oficial do Enelin 2013 será na quarta-feira, 25 de setembro, às 9h, na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel, com a presença do magnífico reitor da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano e da coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás, professora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi, além dos convidados internacionais.

Em seguida, o tema "As Origens do 'Estado': Linguagem e Institucionalização da Dominação" será apresentado pelo professor francês Romain Descendre. Haverá tradução simultânea para esta palestra.

No período vespertino, das 13h30 às 15h30, haverá a primeira mesa redonda com o tema "Discurso e História: Políticas de Linguagem", também na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel, com as presenças dos professores Helson Flávio da Silva Sobrinho (UFAL), Mara Glozman (UBA/Conicet/Argentina), Leandro Diniz (UFMG) e Cláudia Pfeiffer (Labeurb/Unicamp).

A partir das 15h30 haverá no Salão de Eventos da Unidade Fátima da Univás um coffee-break e em seguida, nas salas do prédio principal da Unidade Fátima apresentação das sessões de comunicação.

Já às 18h, na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel haverá a apresentação da sessão de documentário: "Cartas para Angola", apresentação, reflexão e discussão com pesquisadores, com a presença das professoras Susana Oliveira Dias (Labior/Unicamp) e Greciely Cristina da Costa (Univás).

Na quinta-feira, 26 de setembro, a partir das 8h, será realizada a segunda mesa redonda com o tema "Sujeito e Linguagem na Sociedade: Onde se desatam os laços", com as presenças dos professores Eliana Ferreira (UFJF); Maria Onice Payer (Univás); Amanda Scherer (UFSM) e Suzy Lagazzi (Unicamp).

A partir das 10h, no Salão de Eventos da Unidade Fátima da Univás haverá um intervalo para o lanche e logo em seguida, nas salas do prédio principal da Univás serão realizadas as sessões de comunicação. Já às 15h, no Salão de Eventos da Univás, haverá uma sessão de pôsteres "Café com Ciência". E a partir das 16h, acontecerá a terceira mesa redonda com o tema "Linguagem, políticas na história e seus efeitos na sociedade", com a presença dos docentes Marcelo Bregagnoli (IFSULDEMINAS), Ana Cláudia Fernandes Ferreira (Univás), José Horta Nunes (Labeurb/Unicamp) e Fabiele Stockmans De Nardi (UFPE).

A partir das 18h, no Salão de Eventos da Unidade Fátima da Univás acontecerá um coquetel e lançamento de livros, e a partir das 19h, na Sala Tiradentes no Marques Plaza Hotel será realizada a Sessão Fazendo Arte: "Diferentes faces do teatro", com apresentação, reflexão e discussão com pesquisadores com a presença dos professores Laíse Diogo da Univás; Lauro Baldini (Unicamp) e Renato Ferracini (Lume/Unicamp).

Na sexta-feira, 27 de setembro, às 8h, haverá nas salas do prédio principal da Unidade Fátima da Univás, as sessões de comunicação e às 10h, na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel, a quarta mesa redonda com o tema "Língua, literatura e questões sociais na América Latina" com a presença dos professores Miguel Alvarado Borgono (UMCE/Chile), Ana Iris-Díaz Martinez (UCLV/Cuba), Eduardo Guimarães (Unicamp) e Rita Terezinha Schmidt (UFRGS).

A partir das 13h30, nas salas do prédio principal da Unidade Fátima da Univás, ocorrerá mais uma sessão de comunicação. E às 15h30, na Sala Tiradentes do Marques Plaza Hotel, será realizada a conferência de encerramento com a coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás, professora Eni Puccinelli Orlandi, que abordará o assunto "Ser Diferente é ser diferente: a quem interessam as Minorias?". Mais informações e inscrições: (35) 3449 92 31.

Por Lucas Silveira
Ascom/FUVS