Data 11/06/2014 09:50:00
Egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás cria Centro de Estudos de Arte e Textos Atenas

A egressa do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Mariana Fernandes Pereira e o egresso em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), Gustavo Faria se uniram para criar o Centro de Estudos de Arte e Textos Atenas, o primeiro da região.

O serviço de dar aulas particulares é bem conhecido. No caso das aulas de língua portuguesa e redação é bastante procurado por pais que buscam o serviço para seus filhos que estão no ensino fundamental ou médio, por universitários em fase de elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso ou mesmo por pessoas que se veem diante de provas desafiadoras, como as do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de concursos públicos. Há também aqueles que querem participar de oficinas de contos e crônicas para aprender a expressar suas ideias.

Lecionar para jovens de todas as idades, de forma a ajudá-los a obter o conhecimento necessário nas aulas extracurriculares e curriculares na área de língua portuguesa e produção de textos, em um espaço bem estruturado e organizado, com alta performance de resultados. Esta é a proposta inovadora do Centro de Estudos de Arte e Textos Atenas, recém criado em Pouso Alegre.

Em funcionamento no centro da cidade, na sala 135 da Galleria PA Shopping, o centro foi idealizado pelos jovens Mariana Fernandes e Gustavo Faria. Ela é professora, graduada em Letras, pela Universidade de Ouro Preto, tendo feito intercâmbio e estudado na Universidade do Porto, em Portugal, com mestrado em Ciências da Linguagem pela Univás e doutoranda em Linguística pela Unicamp. Ele é bacharel em Direito pela FDSM e autor do livro "Pecados e retratos", lançado em 2013, pela editora Multifoco.

A ideia surgiu da paixão pelas letras que ambos nutrem desde a infância, mas principalmente pelo crescimento da demanda de aulas específicas e pela necessidade de se promover o enriquecimento cultural na cidade. Os dois professores têm em seus currículos alunos que tiveram brilhante desempenho em provas. É o caso da universitária Alice Ferraz Campos, que fez aulas particulares de redação para o Enem e vestibular, com a professora Mariana, e foi aprovada em quatro vestibulares para Medicina, na Univás, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Minas Gerais, com entrada pelo Enem, além da Faculdade de Medicina de Itajubá, pelo vestibular. Alice obteve nota 960 na redação do Enem, em valorização que vai de 0 a 1000. A confiança no texto que produzia e a tranquilidade para elaborá-lo, bem como toda a preparação específica sobre conteúdo e técnicas possibilitaram a jovem Alice realizar seu sonho de ser médica.

Já os alunos de Gustavo também têm alcançado excelentes resultados. É o caso de uma aluna que conseguiu cursar Medicina por meio do Prouni e dois alunos que ingressaram em universidades federais de qualidade. Além de outro que decidiu aprender a escrever aos 83 anos. Gustavo Faria conta que a experiência como professor foi positiva desde o começo, pois iniciou dando aulas de redação para vestibular, aprimorando a orientação no campo da escrita de acordo com o exame a ser prestado pelo candidato, no entanto as aulas preparatórias para o Enem obtiveram a maior demanda de alunos, tendo em vista o peso concedido na avaliação da redação. Lecionando, percebeu que os alunos tinham dificuldades relacionadas à argumentação e que falta tempo suficiente aos vestibulandos para tomar conhecimento de todas as atualidades, ocasião em que a atuação do professor particular é necessária. Os debates sociais praticados na aula ajudam na construção do senso crítico do candidato.

A escola tem uma sala com quadro, mesas e cadeiras e computadores. O espaço é valorizado ainda, com uma biblioteca específica, com livros e resumos para os alunos fazerem suas próprias pesquisas. As aulas são ministradas nos turnos da manhã, tarde e noite, individuais ou em pequenos grupos e podem ser agendadas uma vez por semana ou até em mais vezes, dependendo da necessidade de cada aluno.

Aulas particulares têm um valor agregado inestimável, pois o ensinamento é dedicado, individualizado, as dúvidas são rapidamente sanadas e o aproveitamento da aula é de 100%. Os professores estão aptos a corrigir os problemas que possam acontecer com os alunos e ajudá-los a compreender melhor os assuntos nos quais têm dificuldades, além de fortalecer sua confiança em si mesmo. Cada vez mais, os alunos precisam ser acompanhados para garantirem boas notas e, em muitos casos, para se alcançar um bom resultado em provas que definirão suas vidas.