| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 15/01/2015 14:16:01
Alunos da Univás participam do Projeto Rondon no Ceará

Alunos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que participam neste ano do Projeto Rondon, embarcaram na manhã desta quinta-feira (15) com destino a Aracoiaba-Ceará onde vão desenvolver um trabalho voluntário. "A escolha da Univás para participar mais uma vez desse projeto mostra o respeito com a qualidade do ensino da instituição. A escolha com certeza também é reflexo dos investimentos na educação, saúde e trabalhos sociais desenvolvidos aqui", avaliou o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões.

A Universidade foi escolhida para atuar na Operação Mandacaru, entre os dias 15 de janeiro a 2 de fevereiro. A seleção dos alunos participantes do projeto aconteceu no mês de agosto do ano passado. "É maravilhoso a Univás ser escolhida pela segunda vez como única instituição privada a participar desse projeto. Isso demonstra a união de todos os coordenadores de cursos, a competência dos alunos e a qualidade do ensino da nossa universidade", ressaltou o Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo.

Neste ano participam do projeto dois alunos de Medicina, três de Enfermagem, dois de Educação Física e uma Psicologia. "Isso mostra que estamos juntos aqui na universidade, interagindo entre os cursos e vestindo com orgulho a camisa da Univás", enfatiza o diretor da Unidade Central da Univás, Antônio Carlos Aguiar Brandão.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o "Rondon" é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. "É um projeto de âmbito nacional que envolve cidadania e a troca de informações e intercâmbio de aspectos culturais. É importante pois poderemos aplicar na prática o que aprendemos na sala de aula", conta motivado o aluno de Educação Física, Evandro de Cássio Soares Junior.

Para atuar no Projeto são selecionados acadêmicos de diversas áreas do conhecimento das universidades públicas e privadas, onde participam de ações sociais em prol de comunidades carentes. "Minha motivação como voluntária é poder ajudar essas pessoas carentes e ser um multiplicador social levando o nome da universidade para outras regiões do país", explica a aluna de Enfermagem, Thais Alessandra Reis. Já a aluna de Psicologia Maria Elisa Lemos Vilela acredita que o projeto vai agregar aos estudantes experiência de vida e especificamente na sua área vai poder trabalhar a questão social entre voluntários e as pessoas da comunidade.

Dentro do projeto são oferecidos atendimento médico, psicológico, nutricional e odontológico, além de palestras com orientações de saúde. Também são realizadas consultas endocrinológicas e dermatológicas, profilaxia de micoses e verminoses, aferição da pressão arterial e verificação de glicemia, bem como atendimentos odontológicos, com destaque para a adequação do meio bucal e orientação de higiene oral. "A importância da participação do alunos da Univás neste projeto é indescritível. Poder atuar em comunidades carentes levando conhecimento e interagindo com outras pessoas trará uma bagagem enorme para os estudantes", acredita a coordenador do curso de Psicologia, Maria Inês Bustamante de Carvalho.

Os acadêmicos realizarão atividades diversas promovendo a educação, direitos humanos, justiça, cultura e saúde. "Não vamos só ajudar mas também aprender muito com a cultura deles, uma realidade diferente. Eu, particularmente, sempre tive vontade de participar de um trabalho voluntário e estou tendo essa chance aqui na Univás", disse a aluna de Medicina Joelisa Silva Pereira sobre o que motivou os alunos para o projeto Rondon.

Os alunos selecionados para compor a equipe são: Evandro de Cássio Soares Junior, Joelisa Silva Pereira, Júlio Henrique Muretti, Maria Eliza Lemos Vilela, Matheus Maciel Silva, Silvia Aparecida Tavares de Souza, Thais Alessandra Reis e Thamires Rodrigues da Silva.

Ainda tiveram presentes na Unidade Central, desejando que os alunos fizessem uma ótima viagem e colhessem ótimos frutos nesta empreitada, o Pró-reitor de graduação da Univás, Guilherme Carrozza, a coordenadora da Assessoria de Comunicação e Marketing, Rosy Pantaleão, e o assessor da presidência da Fuvs, José Dimas da Fonseca.