Data 03/02/2015 13:39:01
Professores da Univás lançam nova edição do livro "Contabilidade e Gestão"

O livro "Contabilidade e Gestão" organizado pelos professores Nelson Lambert de Andrade, Neide Pena Cária e José Roberto Gonçalves foi apresentado nesta semana pela editora Vale dos Livros. A obra é fruto de trabalhos de docentes e alunos que foram apresentados no 4º Seminário Científico do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que foi realizado no dia 30 de novembro de 2013. O lançamento oficial será realizado no dia 10 de fevereiro durante colação de grau do curso de Ciências Contábeis, no Anfiteatro da Unidade Central.

"O objetivo do livro é mostrar a importância da leitura e incentivar a pesquisa dos alunos, principalmente acadêmicos da área e subáreas de Ciências Contábeis e Gestão", conta o professor Nelson Lambert, que é um dos organizadores e autores do livro que teve a produção de alunos e professores da Univás e de acadêmicos de outras universidades e faculdades do país.

Já segundo a professora Neide Pena, a obra traz professores e alunos compartilhando conhecimentos e sonhos, revelando erros e acertos, mas sem perder de vista a riqueza e o encanto da ação coletiva no trilhar dos caminhos da profissão, amparados nas teorias que a fundamentam. "Estamos felizes pois as edições do livro constam sempre como os mais procuradas na biblioteca. Estamos propiciando uma consulta efetiva. Temos esse retorno que é muito recompensador", conta.

A publicação trouxe mais visibilidade e respeito para o curso de Ciências Contábeis com artigos apresentados em seminários científicos. Ao invés de tradicionais autores da área, o livro traz resultados de práticas docentes, pesquisas e experiências profissionais integradas à formação de iniciantes. Os artigos se inserem nas linhas de abordagem com os temas de Contabilidade Aplicada, Perícia Contábil, Gestão Empresarial, Educação financeira, Educação Contábil, Gestão de Pessoas, Gestão Educacional e Gestão Pública.

Para a professora Neide Pena, a realização do Seminário Científico de Contabilidade e Gestão é fundamental na formação do futuro profissional porque coloca em discussão, de forma deliberada e explícita no ambiente acadêmico, a questão da articulação entre pesquisas e ensino na área de Contabilidade e Gestão.

Segundo os autores, qualquer aluno que participe da área de Ciências Sociais Aplicadas pode ter seu artigo incluído nesta obra coletiva. Nesta edição, por exemplo, foi publicado artigo sobre o tema "Leitura e Pesquisa como Prática para aulas interativas no curso de Ciências Contábeis" feito pela professora e doutora em Educação, Susana Gakyia Caliatto, fruto de pesquisas de aulas interativas ministradas juntamente com a professora Neide Pena.

Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com os professores Nelson e Neide pelos telefones 8858-1987 ou 8856-3858.Toda arrecadação é usada para confecção das próximas edições do livro "Contabilidade e Gestão".