Data 10/02/2015 09:55:01
Turmas de Administração participam de colação de grau

A colação de grau de 125 formandos da quinta turma do curso de Administração da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizada na noite desta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, foi marcada pela alegria e discursos bem humorados e cheios de gratidão aos professores e a instituição de ensino. "Essa conquista de hoje é mérito de cada aluno. Só eles sabem da batalha e dos desafios que tiveram que enfrentar durante esse período. Hoje a Univás entrega à sociedade novos administradores e deseja sucesso nesse novo momento de suas vidas", disse professora Andrea Silva Domingues, pró reitora de Pós Graduação e Pesquisa, que representou o reitor Carlos de Barros Laraia no evento realizado no Anfiteatro da Unidade Central.

A solenidade foi dividida em duas turmas. A primeira colação de grau contou com as presenças do coordenador do curso de Administração Guilherme Luiz Ferrigino Pincelli, que no ato representou também o diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho. A mesa também foi composta também pela paraninfa da turma, professora Letícia Rodrigues Pereira e a patronesse dos formandos, professora Roberta Manfron de Paula, além do representante do Conselho Regional de Administração, Aldo Ambrósio Morelli.

O juramento foi feito pela formanda Évelin Lemes Zacharczuk que em nome da turma fez a seguinte promessa: "Prometo honrar em toda e qualquer circunstância o grau de Administrador, exercendo a profissão por mim escolhida, com verdade e justiça, segundo os princípios da ética profissional e da formação cristã, para a grandeza moral e desenvolvimento da Nação".

Em seguida foi realizada a outorga de grau, com a aluna Mariana Figueiredo Vianini, que representando a turma, recebeu do professora Andrea Silva Domingues, o grau acadêmico de bacharel em Administração. Depois que os formandos receberam seus certificados nominalmente, os oradores da turma Amanda Ribeiro Benedito, Rafaela Angeline e Luiz Henrique Pereira e a paraninfa Letícia Rodrigues Pereira fizeram uso da palavra. "Hoje é despedida mas não é o fim, pois a instituição está aberta para todos com cursos de especialização e mestrado. Vocês são muito capazes e sabem disso (...) Parabéns pela conquista e que Deus os abençoe", afirmou a professora Letícia Pereira.

Já a aluna Amanda Ribeiro Benedito lembrou dos desafios e vínculos de amizade construídos no decorrer do curso. "Hoje mais uma fase chega ao fim, mas temos certeza que fomos bem preparados por nossos pais e nossos mestres para enfrentar novas batalhas. Agradecemos pela paciência, pelo conhecimento, pelo conteúdo educacional e de vida transmitidos pelos professores e coordenadores do curso de administração", concluiu.

Na segunda solenidade da noite, a mesa foi composta pela professora Andrea Silva Domingues, pró reitora de Pós Graduação e Pesquisa, que representou o reitor Carlos de Barros Laraia; o coordenador do curso de Administração Guilherme Luiz Ferrigino Pincelli, que no ato representou também o diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho; os paraninfos da turma Roberta Manfron de Paula e Daniel Pereira Faria, além da patronesse Letícia Rodrigues Pereira e o representante do Conselho Regional de Administração, Aldo Ambrósio Morelli.

O juramento foi proferido pelas acadêmicas Elaine Camargo Elaine Nassar Gouvea e recebeu a outorga em nome dos formandos o aluno José Carvalho Silva. "Aos poucos a Univás foi se tornando parte da nossa vida trazendo todo conhecimento e alicerce par enfrentarmos o mercado de trabalho. Nossa conquista tem carácter de conhecimento e vida. Vamos enfrentar desafios com sabedoria", discursou a oradora da turma Jéssica Balbina. O acadêmico Antônio Venâncio Jr. também fez uso da palavra e disse que os alunos devem ter gratidão de poder ter passado por uma instituição de tanta tradição e pediu que eles carreguem com orgulho o nome da Univás. Ele também agradeceu o carinho e atenção de todos os funcionários da universidade.

A professora Roberta Manfron lembrou aos alunos que apenas mais um ciclo acadêmico estava terminando e que eles deveriam reiniciar sempre seu ciclos de conhecimento. Ela ressaltou também que os acadêmicos devem valorizar a instituição que possibilitou mais essa conquista, os pais, familiares amigos e professores. O professor Daniel Faria disse que a turma deixaria muita saudade. "O anseio por descobrimento será incontrolável. Nunca desistam de aprender, sejam curiosos e busquem sempre por novos conhecimentos. Essa turma tem potencial desbravador. Respeite seus familiares, aprendam a trabalhar em equipe, zelem por seus amigos, obedeçam as leis, amem a Deus acima de todas as coisas. Vou sentir muita saudade de todos vocês", concluiu