Data 10/02/2015 14:14:01
Univás dá exemplo de responsabilidade social em trote com calouros de Medicina

Cuidados com a saúde e responsabilidade social. Com esses objetivos, o curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) deu exemplo realizando um trote solidário que reuniu alunos do segundo ano e calouros nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro. Juntos, eles atenderam na portaria de visitas, que fica ao lado do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, cerca de 200 pessoas através de teste de glicemia, verificação de peso, altura, pressão arterial e frequência cardíaca.

O aluno do segundo ano de Medicina, Gabriel Carvalho de Oliveira, que faz parte da comissão organizadora do trote, esclareceu que a ação social tem o intuito de unir calouros e veteranos e promover a saúde para pessoas que passam pelo Pronto Socorro e a população em geral. "Os alunos entram em contato direto com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e a população em geral e essa interação traz frutos para todo restante do curso", defende o estudante.

Já o calouro Leonardo Fantozzi se disse surpreso com o trote solidário. "Essa ação é muito valiosa. Enquanto vemos em outras instituições de ensino a realização de trotes pesados e violentos, encontramos na Univás alunos e profissionais preocupados com o social, com a saúde das pessoas. Pra nós calouros isso é muito importante e mostra a qualidade da instituição que agora pertencemos", declara.

A professora Dênia Amélia Novato Von Castelli Atzingen explicou que a ideia desse tipo de trote solidário surgiu há três anos através do Diretório Acadêmico e a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás. "A ação quer mostrar aos alunos como devemos agir com as pessoas enquanto estudantes de Medicina. São ações voltadas para que estudantes possam ter prática, pois os alunos chegam ansiosos ao curso querendo saber o que fazer e como fazer para cuidar das pessoas e conviver com a população. É uma forma de incentivo que encontramos para despertar curiosidades na área de saúde, mostrando funções e responsabilidades para os novatos", conta a professora da Univás.