Data 19/02/2015 11:58:01
Saudoso professor Fernando Bonillo é homenageado em colação de grau de Ciências Biológicas

Um vídeo preparado pelos alunos fez homenagem ao saudoso professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes durante colação de grau do curso de Ciências Biológicas realizada nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). A emoção tomou conta dos familiares, professores e amigos dos 37 acadêmicos durante a solenidade conduzida pelo reitor e professor Carlos de Barros Laraia, que compôs a mesa juntamente com a professora e coordenadora do curso Miriam Lobo Sáber, a professora e paraninfa dos formandos Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, a professora e patronesse Fabíola Cunha Bernardes e Rezende e a professora homenageada Marilda Laraia.

O juramento foi feito pelo graduando Rogério Cássio Fernandes que em nome da turma fez a seguinte promessa: "Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios é ticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz".

Em seguida foi realizada a outorga de grau, onde o reitor Carlos de Barros Laraia conferiu a turma o grau acadêmico de licenciado em Ciências Biológicas aos graduandos.Depois, os formandos receberam seus certificados nominalmente e as oradoras da turma Simone Fraga da Silva e Gabriela Azevedo Rocha fizeram uso da palavra. "Quando pensamos sobre todo esse tempo em que nos esforçamos para chegar a este momento, chegamos à conclusão de que hoje não nos formamos apena biólogos, somos um pouco mais nós mesmos, um pouco mais professores, um pouco mais cidadãos e um pouco mais vivos. (...) Até breve queridos colegas, que nosso futuro como biólogos seja iluminado e cheio de paz", disseram.

Elas também fizeram uma homenagem ao professor falecido Fernando Bonillo. "Nenhuma homenagem se compara à imensidão que fostes na nossa história(...) Não vamos dizer adeus, pois no universo até as pedras se encontram, como as almas que amam não poderiam se encontrar(?) Estaremos sempre juntos...Então mestre, faça sua longa viagem em paz. Não se preocupe conosco pois não temos medo, acreditamos na imensidão do amor divino, acreditamos na sua luz e na nossa missão de continuar sua luta. Até breve querido professor".

A paraninfa da turma, professora Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, também fez uso da palavra alertando os acadêmicos para a importância da profissão. "Este é um momento de festa, de alegria, mas sabemos que nosso planeta passa por uma série de alterações importantes. Alterações geradas pela falta de educação e amor de uma parcela importante de terráqueos da nossa espécie. Como biólogos, temos o dever de levar o conhecimento, seja na sala de aula ou em qualquer outro local, afim de conscientizar essa população. Que nosso amigo Fernando Bonillo possa nos guiar nessa missão"