| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 02/03/2015 14:32:01
Nova turma de residentes inicia jornada de especialização no HCSL

A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) deu as boas-vindas para nova turma de médicos residentes que iniciam jornada de especialização no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) durante evento realizado na pró-reitoria da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)na manhã desta segunda-feira (02). Os residentes foram recebidos pela diretora executiva da Fuvs, Silvia Regina Pereira. "O residente também contribui com o hospital escola na assistência ao paciente. Esperamos que eles possam desenvolver seus conhecimentos e acima de tudo prestar um atendimento humanizado aos pacientes", disse a diretora, justificando a maçiça procura pela residência no HCSL. "O fato do hospital estar se estruturando cada vez mais e ter passado por várias mudanças com certeza motiva esses residentes", conclui.

A recepção, que teve a participação de 19 residentes, contou também com o assessor da presidência da Fuvs, José Dimas da Fonseca, a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Paiva Reis, e o do diretor de Enfermagem do HCSL, João Batista Cunha, que deram as boas-vindas aos residentes e se colocaram à disposição para que o trabalho seja realizado com clareza e de forma ética e séria principalmente no cuidado com os pacientes.

O residente Renan Romano Rennó Costa, formado no Rio de Janeiro, disse que o HCSL é uma referência par educação voltada à área de saúde. "Fiquei sabendo que o hospital é muito conceituado e precisava de especialização. Tive ótimas referências do hospital e estou muito empolgado para começar", afirma.

Já a médica residente Maria Carolina Mendes de Oliveira contou que ficou muito empolgada quando conquistou a vaga do HCSL. "Sempre tive ótimas referências do hospital onde fui muito bem recebida para essa residência. Pretendo trabalhar e aprender muito, adquiri muito conhecimento para me tronar uma médica melhor", explica. Formado em Varginha, o médico Vinícius César Furquim disse que a opção pelo HCSL aconteceu quando comentou que procurava especialização em cirurgia geral e foi aconselhado por professores e médicos em tentar vaga no hospital Samuel Libânio.

O médico e coordenador programa de Residência Médica, Luís Carlos de Meneses, explica que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão "residência médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (COREME).

O diretor clínico do HCSL, Eduardo Ribeiro Magalhães, também falou aos residentes e enfatizou a importância deles para os médicos que já trabalham no hospital que ensinando renovam e ampliam seus conhecimentos no dia-a-dia do atendimento. O Samule Libânio oferece residência médica nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Neurocirurgia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Radiologia, Diagnóstico por Imagem, Cardiologia, Cirurgia Plástica, Coloproctologia e Nefrologia. "Essas e outras possibilidades como especialidades novas como a cardiovascular e novas vagas aprovadas para o Programa Saúde da Família, que começam neste ano, fazem do hospital escola uma grande referência em residências médicas", destaca a diretora Silvia Pereira. A Residência Médica tem sido muito concorrida, em média são 60 candidatos por uma vaga.