| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 03/03/2015 08:17:00
Campanha da Fraternidade e a Humanização

"Eu vim para servir" (cf. Mc 10,45)

A Quaresma é um tempo forte de conversão e de preparação para a Páscoa. Pode ser comparada a um tempo de intenso treinamento e conversão a caminho da grande festa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Há 51 anos, por ocasião da Quaresma, a CNBB promove a Campanha da Fraternidade. Neste ano, a temática versa sobre "Fraternidade: Igreja e Sociedade". O lema define os objetivos e o roteiro da Campanha, baseados na Palavra de Deus, assegurando que "Eu vim para servir" (cf. Mc 10,45).

O objetivo geral da CF/2015 é "aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, proposta pelo Concí lio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus".

A Igreja tem como missão a evangelização. Nós da Catedral queremos ir além, nesta Campanha, assumindo um de seus objetivos específicos: "apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da Doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes".

No último dia 6 de fevereiro, tive a oportunidade de visitar todas as instalações do Hospital Regional Samuel Libânio, acompanhado pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões, pela diretora executiva Silvia Regina Pereira Silva e pelo assessor da presidência da Fuvs, José Dimas da Fonseca, juntamente com o padre Celso Antônio.

Visitamos todas as dependências do Hospital Regional, começando pela lavandeira até a entrada dos pacientes, passando por todos os setores: UTI, leitos e Pronto Socorro. A palavra que mais me chamou atenção, nesta visita, conversando com os responsáveis foi "humanização".

Como tenho formação filosófica fiquei pensando sobre aquilo que conversávamos. Humanização é um termo que encontra raízes no humanismo, corrente filosófica que reconhece o valor e a dignidade do ser humano, este como medida de todas as coisas, considerando sua natureza, limites, interesses e potenciais. O humanismo busca compreender o ser humano e criar meios para que as pessoas se comprometam umas com as outras.

Em cada setor visitado, o prof. Rafael Simões foi falando e mostrando que a humanização no Hospital Regional é um dos principais objetivos de sua gestão. Pela atenção dos médicos, enfermeiros e funcionários e pelas reformas pude perceber que cada detalhe do que estava sendo feito para melhor atendimento dos beneficiários e melhorar condições para os pacientes são sinais tímidos de humanização. Assim sendo, a preocupação pela humanização no Hospital vem implicando numa mudança de gestão do sistema de saúde e seus serviços.

A partir deste conhecimento e vivendo a dinâmica da Campanha da Fraternidade, com o lema "Eu vim para servir" (cf. Mc 10,45), nós da Paróquia do Bom Jesus da Catedral podemos interagir com o Hospital Regional, tomando consciência e criando uma cultura para fazer parte desta história. Podemos atuar por meio da doação de órgãos, doação de sangue e, as mulheres, com a doação de leite humano.

Vamos participar e fazer parte desta humanização, neste tempo tão importante que a Igreja nos apresenta, que é o tempo da Quaresma!

* Artigo publicado pelo Cônego Edson Oriolo, pároco e cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, no folheto da Missa Dominical.



Cônego Edson Oriolo visitou o Hospital Samuel Libânio e conheceu de perto a realidade da "Humanização"