Data 03/03/2015 17:08:03
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem realiza Aula Inaugural

Alunos e docentes participam de Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) nesta quinta-feira, dia 5 de março, a partir das 9h30 no Salão de Eventos da Univás na Unidade Fátima. As inscrições podem ser feitas no local do evento, que tem como tema "Linguagem, Palavra, Cidade: Sentidos em Trânsito". A aula será proferida pelo professor Dr. José Horta Nunes.

"No mesmo dia, às 14h, também no Salão de Eventos da Unidade Fátima, será realizada a Recepção dos Alunos Ingressantes. Todos os alunos ingressantes em 2015 estão convocados a comparecer. A presença dos ingressantes é necessária e obrigatória", convoca a coordenadora e professora Dra. Eni Puccinelli Orlandi. Ela, juntamente com todo o corpo docente, fará a apresentação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem tratando, dentre outras questões, do regulamento, dos prazos e dos critérios acadêmicos, da estrutura de pesquisa, das atividades do Núcleo de Pesquisas em Linguagem, entre outros assuntos.

O evento é organizado pela Univás, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel).

Aula Inaugural será proferida pelo renomado professor José Horta Nunes

José Horta Nunes é pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos (NUDECRI-UNICAMP. É graduado em Letras (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), tem mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado pela Ecole Normale Supérieure de Lyon (2004, França). Insere-se nos estudos urbanos por meio da perspectiva da Análise de Discurso, desenvolvendo pesquisas a respeito de discursos de/sobre a cidade (urbanísticos, administrativos, de movimentos sociais, mediáticos, artísticos, cotidianos, lexicográficos), com ênfase para a análise de sentidos das "palavras da cidade" nos discursos.

Ele também dedica-se também à produção de textos de divulgação científica, colaborando com a Enciclopédia Discursiva da Cidade (ENDICI) e a Enciclopédia das Línguas no Brasil, desenvolvidas no LABEURB. Atua em História das Ideias Linguísticas, especificamente com trabalhos sobre a história de dicionários e enciclopédias, considerando a relação desses artefatos com a sociedade, a cidade e a história. É autor dos livros "Formação do Leitor Brasileiro: imaginário da leitura no Brasil Colônia" e "Dicionários no Brasil: análise e história", além de vários artigos em periódicos e capítulos de livros. Participou da organização dos livros História do saber lexical e constituição de um léxico brasileiro e Introdução às Ciências da Linguagem - Linguagem, História e Conhecimento. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (UNESP, São José do Rio Preto), do qual foi coordenador de 2007 a 2010.

O professor atua também como coordenador do Grupo de Trabalho em Análise de Discurso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL, biênio 2010-2012). Participa desde 2004 como Membro Associado Estrangeiro do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS-França), onde realiza pesquisas em História das Ideias Linguísticas, atualmente com projeto sobre uma história das enciclopédias no Brasil. É membro do comitê editorial das revistas Rua e Línguas e Instrumentos Linguísticos.