Data 04/03/2015 13:16:01
Encontro marca início dos trabalhos do Pibid em 2015

Os 40 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se reuniram com educadores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e diretores de escolas beneficiadas na manhã desta quarta-feira(4), no Salão de Eventos da Unidade de Fátima, para dar início dos trabalhos neste ano de 2015. O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica e concede dezenas de bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. "Além da capacitação a iniciação à docência, o programa visa preparar um novo professor para sala de aula que saiba lidar com ensino, pesquisa e extensão. Esse vínculo propicia que nós conheçamos melhor as escolas, que são as que mais necessitam de ajuda no município. O Pibid é fundamental pois acredita na formação do professor atuando na sociedade. Esse é o compromisso da Univás de formar professores capacitados de verdade para o mercado de trabalho, professores que visem atender um aluno cidadão com compromisso e criticidade. O Pibid é um projeto maravilhoso que apoiamos plenamente", afirma a professora Andrea Silva Domingues, pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa da Univás.

São concedidas bolsas para os alunos dos cursos de História, Ciências Biológicas e Pedagogia e seis bolsas para os professores orientadores da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente) e da Escola Estadual Virgília Paschoal. "A presença dos alunos bolsistas participantes do programa traz um diferencial para nossa escola. Eles trazem aulas diferentes nos segmentos de pedagogia, história e biologia que provocam interesse muito grande nos estudantes", conta a diretora do Polivalente, Ana Maria de Souza Faria.

Os projetos do Pibid devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. "No caso da Univás estamos comemorando um ano deste trabalho que fortalece os cursos de licenciatura. Nosso bolsista da Capes trabalha oito horas semanais e são acompanhados por professores coordenadores de área na Univás e por supervisores, também bolsistas, em duas escolas estaduais de Pouso Alegre. A importância do Pibid para Univás é fundamental porque nós acreditamos na formação docente e nós precisamos formar professores preparados para atuar nas suas áreas", explica a coordenadora do Pibid, Sônia Aparecida Siquelli.

A coordenadora do Pibid na área de História, Elizabeth Maria Espíndola, esclarece que o programa propicia o fortalecimento das relações entre escola, aluno e comunidade. "Os bolsistas passam por formação teórica e prática com montagens de oficinas e workshops. A partir dessa formação, eles levam os conhecimentos para as escolas onde os estudantes tem dado um retorno muito positivo. Eles também levam os alunos para espaços urbanos, inclusive aqui para a unidade da Univás para aprendizado e troca de experiência", esclarece Elizabete.

Para o bolsista Emílio Domingos Almeida de Carvalho valoriza a participação da Univás, que é uma das principais Instituições de Ensino Superior do Sul de Minas a participar do programa, sendo escolhida entre mais de 300 universidades Federais, Estaduais e Particulares. "O Pibid proporciona para nós bolsistas um diferencial no trabalho fora da sala de aula. Nesse contato com alunos experimentamos métodos diferentes para passar nossos conhecimentos em diferentes ambientes escolares. No programa adquirimos, além de muito aprendizado, o enriquecimento do currículo o que traz um diferencial acadêmico", avalia o aluno da área de História. As escolas são atendidas pela equipe PIBID - Univás, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino - SRE Pouso Alegre.