Data 05/03/2015 09:00:01
Aula Magna do mestrado da Educação trata da importância da pesquisa

O professor da Universidade Estadual de Londrina, Darcísio Muraro, proferiu a Aula Magna "A Dimensão Indagativa na Pesquisa", realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através da coordenação do Mestrado em Educação. A aula aconteceu na tarde desta quarta-feira, 5 de março, no Salão de Eventos da Unidade Fátima. "O tema da palestra é provocativo e busca sensibilizar o aluno para que ele perceba a importância que tem a pergunta no processo de desenvolvimento da investigação. A pergunta é o elemento essencial para todo o processo de pensar", explica Muraro.

A professora Andrea Silva Domingues, pró reitora de Pós Graduação e Pesquisa da Univás falou da importância da aula inaugural. "O mestrado vem tratando sobre a formação dos educadores na região. Nosso mestrado é de ponta e vem abordando as dificuldades dessa profissão. Essa aula inaugural é uma forma de aprender além da sala de aula. Estamos preocupados com a qualidade de ensino dos nossos alunos".

Segundo o coordenador do curso, José Luís Sanfelice, o mestrado da Educação da Univás é destinado a formar pesquisadores e profissionais para a carreira acadêmica e vem se consolidando junto às instâncias superiores da universidade e do Conselho Nacional de Educação. "A aula magna é um investimento acadêmico na formação dos nossos alunos e também uma forma de fazer com que o mestrado ganhe mais visibilidade junto à comunidade local e regional", esclarece.

Para a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cepedu), Sônia Aparecida Siquelli, a aula magna traz esclarecimentos sobre a importância das pesquisas em educação. "Com o tema proposto aprendemos como trabalhar com essa produção de conhecimento, entendendo se nossas pesquisas correspondem às necessidade da educação básica", acrescenta.

A aluna Patrícia Benfica Ozório aprovou o tema tratado na aula. "Além da convivência e interatividade com outros alunos e professores, essa aula traz uma nova visão a cada semestre. Vejo com muita importância a discussão sobre a pesquisa para nós mestrandos", disse. Já o aluno Felipe Ferronato explicou que todo o estudo do mestrando é direcionado para pesquisas."Esse evento é muito positivo para aqueles que estão construindo uma dissertação e contribui sobremaneira para nossos estudos", conclui.

O palestrante, professor Darcísio Muraro possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986); graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1990); mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); doutorado pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação, na linha de Filosofia da Educação / 2008) e especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.