Data 05/03/2015 16:30:01
Aula Inaugural da Pós-Graduação em Ciências da Linguagem propicia momento de partilha de conhecimento entre docentes e doutorandos

O professor Dr. José Horta Nunes presidiu a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) na manhã desta quinta-feira, dia 5 de março, no Salão de Eventos da Univás na Unidade Fátima. Alunos e docentes participaram do evento, que teve como tema "Linguagem, Palavra, Cidade: Sentidos em Trânsito". "O tema aborda a questão da linguagem ligada especificamente com as palavras e o conhecimento da tecnologia. Existem hoje muitos trabalhos que se voltam para questão das palavras usadas em novas tecnologias e abordamos também a tentativa de organização dos conhecimentos. Analisamos a linguagem na questão urbana dos transportes e como esse saber é organizado pela linguagem", explicou o professor.

A importância do evento foi enfatizada pela aluna doutoranda Daniela Amaral Montalvan. "Estamos sempre ansiosos para início do semestre e esse momento de encontro e partilha é muito importante. Na aula inaugural recebemos sempre um convidado que nos atualiza e abre perspectivas teóricas dentro dos estudos. Também é uma oportunidade de relacionamentos entre universidades. Pra nós é um presente, um privilégio participar desse evento tão enriquecedor", afirmou a doutoranda.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel) que tem como coordenadora a professora Paula Chiaretti. "Essa aula é uma tradição da Univás tanto para alunos ingressantes quanto os regulares e neste ano o professor foi convidado para falar deste tema referente a linguagem que é muito importante para vida do doutorando e o reflexo dela na sociedade", afirmou a coordenadora do Nupel.

A aluna Lídia Noronha Pereira também falou da importância da aula inaugural. "Pra nós alunos é muito importante essa interação com outros estudantes e professores propiciada por este evento. Minha expectativa é muito grande e positiva neste ano de 2015. Espero que esse ano seja tão rico quanto o anterior com aulas de excelência e professores gabaritados que o curso sempre oferece".

Abertura do evento

A professora Andrea Silva Domingues, pró reitora de Pós Graduação e Pesquisa da Univás , representou o reitor da Univás Carlos de Barros Laraia que desejou sucesso a todos alunos e docentes neste início de semestre. "As questões que envolvem as Ciências da Linguagem não tem um público específico, elas envolvem várias áreas da sociedade e a vida do ser humano, no trabalho de cidadania. Essa aula vem num contexto muito bem organizado trazendo um palestrante renomado. Nossos alunos merecem esse carinho do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem", disse Andrea Domingues.

A mesa do evento foi composta também pela coodenadora do PPGCL e professora Dra. Eni Puccinelli Orlandi e o vice -presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha. "Nós estamos iniciando um semestre que certamente será de grande produção e nós temos essa alegria de receber alunos de todos os lugares do país neste evento. Isso mostra a efervescência e a contribuição da Univás não só para formação dos alunos mas também para o crescimento da instituição e o aperfeiçoamento da nossa cidade e região. É um momento muito rico e importante e por isso saudamos aqui em nome do presidente Fuvs, Rafael Simões, cada um dos alunos e professores desejando um semestre de muito sucesso na produção e de muita reflexão para que possamos crescer na vida acadêmica e como cidadãos contribuindo com nossa sociedade", afirmou o vice-presidente da Fuvs.

A professora Dra. Eni Orlandi também falou na abertura do evento. "A aula inaugural além de ser uma forma de acolhimento é o primeiro contato real que os doutorandos tem com o curso e sempre convidamos um palestrante que seja representativo da nossa área para ministrar essa aula. Essa aula marca para o aluno e direciona para alguns caminhos que ele pode trilhar no seu conhecimento", ressaltou.

Professor José Horta Nunes

José Horta Nunes é pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos (NUDECRI-UNICAMP. É graduado em Letras (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), tem mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado pela Ecole Normale Supérieure de Lyon (2004, França).