Data 10/03/2015 16:12:01
Aluna da Univás é aprovada em programa de Pós Graduação da USP

A aluna recém-formada do curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Jéssica Suzuki, foi aprovada no programa de Pós Graduação em "Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor" da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP). "O mesmo programa abriu as portas há três anos para outras duas ex-alunas da Univás, Gabriela Yanagihara, que hoje já cursa o doutorado, e Aline Goulart, que já está com o mestrado finalizado", comemora o professor de Fisioterapia e Educação Física, Álvaro César de Oliveira Penoni, que orientou as alunas no Programa de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Álvaro Penoni trabalha atualmente para solidificar uma linha de pesquisa na área de biomecânica do tecido ósseo através de experimentos com animais. "Os trabalhos já renderam alguns frutos como publicações e diversos materiais para o setor Biotério da Univás, abrindo possibilidades para que novos alunos possam inserir na linha de pesquisa", conta o professor, que também faz parte do programa de pós graduação da USP, realizando seu doutorado no laboratório de Bioengenharia daquela instituição.

Congresso em Portugal

Recentemente, o professor Álvaro Penoni participou do 6º Congresso Nacional de Biomecânica em Monte Real/Leiria, em Portugal, nos dias 6 e 7 de fevereiro. Ele participou do congresso e teve dois trabalhos aceitos para apresentação oral. Um deles trata do tema "Modelo de suspensão do corpo inteiro e seu efeito na densitometria e nas propriedades mecânicas de ossos de ratas", que teve o estudo piloto realizado na Univás juntamente com alunas do curso de Fisioterapia. O congresso é considerado um importante evento na área de Biomecânica na Europa.