| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 12/03/2015 13:09:01
Profissionais de saúde do HCSL realizam Campanha do Dia Mundial do Rim

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), através do setor de Nefrologia, realizou uma campanha de orientação sobre doenças renais em comemoração ao Dia Mundial do Rim em vários pontos da cidade nesta quinta-feira, dia 12 de março, das 9h às 16h. "O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças renais, uma vez que o rápido crescimento da Doença Renal Crônica (DRC) aponta para cerca de 10 milhões de brasileiros, muitas vezes por falta de informações", explica a médica Vera Lúcia Laraia, uma das organizadoras do evento.

Uma equipe formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e estudantes dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) percorreu de trenzinho vários bairros de Pouso Alegre, onde foram distribuídos panfletos e feitas orientações para centenas de pessoas sobre a doença renal . Os alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio João Paulo II também participaram juntamente com as professoras Sheylah Baganha e Maria Conceição da campanha do HCSL. "Essa campanha educacional orienta e tira dúvidas da população. Entendemos essa importância e fizemos questão de participar dessa campanha", disse o acadêmico do primeiro ano do curso de Medicina, Leonardo Fantozzi. Outro aluno de Medicina, Gabriel Carvalho de Oliveira, ressalta que a campanha coloca o acadêmico em contato com a comunidade local que aprende que a questão renal interfere em outros problemas como a diabetes e alterações circulatórias.

A médica Vera Laraia deixou dicas para toda a população. "Procure os postinhos de saúde e falem com o médico para que peça um exame de urina, um exame de creatinina que avalia as funções dos rins. Na vigência de alguma alteração renal, a partir da primeira avaliação, os pacientes devem procurar um ambulatório que cuide desse problema específico como aqui no Hospital Samuel Libânio onde temos o setor de Nefrologia", explica.

A dona de casa, Adriana de Oliveira, disse que é muito importante esse tipo de abordagem dos profissionais de saúde. "Eles trazem dicas importantes para cuidarmos do nosso rim. Minha saúde tá boa, faço sempre caminhada, mas não sabia de muita coisa que eles falaram agora comigo. Achei muito legal esse contato com eles aqui na praça", contou.

O Dia Mundial do Rim é comemorado no dia 12 março e o tema trabalhado em todo o Brasil neste ano foi "Rins Saudáveis" com o slogan "Campanha para rins saudáveis". "Alguns dos objetivos principais da campanha são os de divulgar o que é doença renal crônica (DRC) e como prevenir a doença; alertar e conscientizar a população, autoridades e profissionais do setor de saúde sobre o problema; além de fazer campanhas para detecção da doença em fases iniciais", esclarece o médico do HCSL, Pablo Girardelli Mendonça Mesquita.