| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 16/03/2015 15:08:00
"Humanização e doação de sangue"

"Eu vim para servir" (cf. Mc 10,45)

Neste mês, estamos refletindo sobre algumas iniciativas locais de humanização. A humanização se fundamenta no respeito e na valorização da pessoa humana.

Um dos objetivos específicos da Campanha da Fraternidade deste ano de 2015 é "apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da Doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes". Como temos o Hospital Regional e queremos vivenciar esta realidade da humanização podemos ajudar com a doação de sangue. O Hospital já está fazendo sua parte de humanização e um gesto bem concreto é ajudá-lo doando sangue, levando vida e esperança a tantos filhos e filhas de Deus que nos esperam.

Doar sangue é um gesto importante e de amor. O pouco de sangue que doamos pode salvar vidas. A vida é o dom mais precioso com que Deus agraciou o ser humano. Proteger a vida é uma missão sagrada de todos. Um modo de ajudar a humanização do Hospital Regional de maneira indireta é, neste tempo da Quaresma, à luz da Campanha da Fraternidade, sensibilizar os que fazem da Catedral a sua casa da Palavra de Deus e da Eucaristia para doarem sangue.

O Santo João Paulo II foi um grande incentivador da "doação de sangue". Ele alertou os católicos a doarem sangue como gesto de "elevado valor moral e cívico... um presente de vida", e mobilizou a solidariedade dos fiéis. "Dar seu próprio sangue voluntário e gratuitamente é um gesto de elevado valor moral e cívico... que os doadores, a quem todos devem seu reconhecimento, multipliquem-se em todas as partes do mundo".

João Paulo II disse à Federação Italiana das Associações de Doadores de Sangue: "Caríssimos, a doação de sangue é um grande gesto de solidariedade, que chega e envolver os aspectos mais profundos da personalidade humana, empenhando-a em viver a espiritualidade do dom (...). Para os cristãos significa doarem-se a si mesmos a Deus e ao próximo, mesmo até a morte: são estes os verdadeiros vencedores; neste caminho de solidariedade autentica, e só assim que se realiza a vitória luminosa e a única possível, que é a ressurreição".

E no ano de 2008, a Conferência dos Bispos do Brasil, mais precisamente no dia 25 de setembro, emitiu uma nota dizendo que nós católicos do Brasil encorajamos a todos a colaborarem sempre mais com a doação de sangue. Todos aqueles que se dispõem em doar sangue aos irmãos tenham a certeza de que o amor e tudo o que se faz por amor permanecerão para sempre: "o amor jamais acabará" (1 Cor 13,8).

*Cônego Edson Oriolo é pároco e cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre

Cônego Edson Oriolo é pároco e cura da Catedral e neste mês escreve diversos artigos sobre o Hospital Samuel Libânio