Data 19/03/2015 15:49:01
Prazo de inscrições para apresentação de trabalhos no Congresso de Iniciação Científica começa no dia 22

As inscrições para apresentação de trabalhos na forma de pôster ou oral do XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) devem ser feitas de 22 de março a 15 de abril. Já os ouvintes devem se inscrever até 22 de maio. "O evento já tem uma tradição de mais de 12 anos e a cada ano percebemos avanços e melhoras na qualidade das pesquisas e nas discussões que elas podem gerar. Esse congresso é o momento científico em que os alunos mostram os resultados obtidos em suas pesquisas. As apresentações acontecem em duas modalidades, em pôster e oral. A modalidade pôster é direcionada para alunos que fizeram sua iniciação científica voluntária e também para os alunos de outras instituições que fizerem essa opção de apresentação no momento de sua inscrição", afirma o coordenador de Pesquisa da Pós-Graduação da Univás, professor Manoel Araújo Teixeira.

Ele conta que juntamente com o congresso, será realizada a I Feira de Ciências e Tecnologia. "É uma atividade nova que começa este ano e que vem de encontro à demanda da universidade de aplicar os conhecimentos gerados por meio de suas pesquisas em produtos e inovações tecnológicas. O evento vem da demanda existente na instituição de demostrar suas atividades científicas para a comunidade de Pouso Alegre e região", explica o professor. A feira também vai prestar um serviço social para interessados da comunidade que visitar as áreas de educação, saúde, entre outras modalidades.

As inscrições em minicursos do congresso vão até 22 de maio. Já a divulgação dos trabalhos selecionados será feita no dia 10 de maio.

Apresentação

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-Univás) foi criado oficialmente em junho de 2002. Na ocasião foi realizado o primeiro Seminário de Iniciação Científica para a comunidade acadêmica, onde foram destacados temas como a "Importância da Iniciação Científica para uma Instituição de Ensino Superior" e a "Proposta de Programa de Iniciação Científica para a Univás".

O congresso de iniciação científica é um evento que ocorre todo ano, geralmente no mês de maio. "A modalidade oral é obrigatória para os acadêmicos da Univás que foram contemplados com bolsas de IC em um dos nossos programas, PIBIC/Fapemig ou PROBIC/Univás e também para aqueles alunos de outras instituições que optarem por essa modalidade no momento da inscrição. Tanto a modalidade pôster como a modalidade oral é avaliada por três pesquisadores", esclarece o professor Manoel Teixeira. "Esse evento científico realizado pela Univás vem crescendo todos os anos tanto em número de apresentações como em participação de instituições externas. No ano de 2014, foram realizadas 286 apresentações durante o congresso", ressalta o professor.

Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação e professor Manoel Araújo Teixeira