Data 20/03/2015 14:39:01
Acadêmica da Univás faz palestra durante comemoração do Dia Mundial da Água

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participou e apoiou a 3ª Edição do Dia Mundial da Água realizada em Pouso Alegre, na sexta-feira, dia 20 de março, na Praça Senador José Bento. A acadêmica do sétimo período do curso de Ciências Biológicas da Univás, Daniela Aparecida do Couto, participou do evento e falou sobre a importância da água para estudantes. "Com essa crise hídrica que estamos presenciando é muito importante essa conscientização principalmente com eventos voltados para crianças. Esperamos que elas se tornem adultos responsáveis e passem isso para as próximas gerações. Temos que ter consciência que a água disponível no planeta para consumo é mínima, apenas 2% do total, então não podemos gastar mais do que o necessário e muito menos contaminar o que ainda resta para nossa sobrevivência", explica.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Portanto, esta mesma data de cada ano é estipulada para discussão sobre os diversos temas relacionados à questão. "Não estamos discutindo só a questão do consumo da água em si mas toda a problemática social que gera a falta desse bem fundamental e sua contaminação. Na minha opinião, esse tipo de evento deve se intensificar mais e mais na nossa cidade e país", afirma a acadêmica Daniele.
Para ela, hábitos simples do dia-a-dia fazem toda a diferença para quem deseja consumir menos água. "Ensinamos às crianças e pedimos que falem para seus pais que a economia de água pode ser feita de forma simples, deixando a torneira fechada enquanto usa o lavatório para escovar os dentes e fazer a barba, desligar a água no momento de se ensaboar e lavar os cabelos durante o banho e não deixar a torneira aberta enquanto ensaboa as louças", esclarece.

Durante o evento, foi realizada distribuição de mudas de plantas, algodão doce, pipoca e picolés para as crianças, que também brincaram em uma cama elástica no local. A animação ficou por conta da equipe "Pura Marmelada Eventos". Também foi realizada uma premiação por faixa etária para alunos que participam de concurso de frases, desenhos e redações. O grupo "Meninas Eternas" do Conservatório Estadual de música "Juscelino Kubistchek de Oliveira" também se apresentaram no evento.

Acadêmica Daniela Aparecida do Couto

Acadêmica Daniela Aparecida do Couto e organizador do evento Vladmir Coutinho da empresa Chuá