Data 23/03/2015 10:07:01
Trote solidário do curso de Publicidade arrecada dois mil litros de leite para Hospital das Clínicas Samuel Libânio

O curso de Publicidade da Universidade do Vale do Sapucaí realizou o Trote Solidário integrando veteranos e calouros e arrecadou 2.141 mil litros de leite para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). A entrega oficial foi realizada durante evento no Salão de Eventos da Unidade Fátima na noite dessa sexta-feira (20). "De um lado o trote solidário é importante por integrar os calouros no ambiente universitário de forma positiva e saudável e por outro lado trabalhar essa questão social ajudando o hospital Samuel Libânio, que ajuda tanta gente e é enriquecedor e contagiante para todos nós", afirma o coordenador do curso de Publicidade, Jair Pinto de Assis Júnior, que contou que a meta inicial era arrecadação de 1 mil litros de leite.

A diretora executiva da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Silvia Regina Pereira, agradeceu emocionada a iniciativa do curso de Publicidade. "Vocês fizeram a diferença. Precisamos ter esse hospital cada vez mais forte e estruturado para atender cada vez melhor. Manter essa estrutura do único hospital da cidade que fica aberto 24 horas por dia em todos os dias do ano não é fácil, por isso nosso obrigado vai carregado de tanto carinho. Muito obrigada, continuem assim, continuem pensando no outro, pois todo bem volta pra gente de alguma forma que seja com muita saúde. Deus abençoe a todos", ressaltou a diretora.Representante do Trote Solidário, o acadêmico Juan de Marco, falou sobre o trabalho realizado entre os estudantes. "Entre os alunos acho que o principal ganho foi a interação, pois eles deixaram de lado o aspecto competitivo, muitas vezes presente no ambiente publicitário, e trabalharam unidos por um objetivo comum", avalia.

"Com esse tipo de trote, os estudantes deixam de pensar em si mesmos (egoísmo) e passam a pensar no outro (altruísmo). Isso traz benefícios para quem dá e para quem recebe. Por isso parabenizo os organizadores e alunos envolvidos nessa iniciativa, que sem dúvida, ficará marcada na história do curso de Publicidade e Propaganda da Univás", disse o reitor da Univás Carlos Laraia de Barros Laraia.

O pró-reitor de Graduação, Guilherme Carrozza também parabenizou todas as equipes e alunos envolvidos na iniciativa. "Sempre digo que nós que fazemos algum curso de comunicação se não usarmos nossos conhecimentos para o bem do próximo não tem sentido. Sempre tentamos passar aos alunos essas questões de solidariedade e temos no coordenador do curso um grande exemplo de altruísmo que é o professor Jair que se dedicou entusiasmado nesse trote solidário", afirma o pró-reitor. O vice-reitor da Univás, Benedito Afonso Pinto Junho, parabenizou os acadêmicos e salientou que o momento era propício para que a Universidade reafirmasse seu papel de promotora e de participante de iniciativas sociais e de cunho filantrópico.

O diretor clínico Eduardo Ribeiro de Magalhães e o diretor de Enfermagem do HCSL, João Batista Cunha, agradeceram a iniciativa e disseram que os milhares de litros de leite arrecadados vão alimentar durante dias os pacientes do hospital. "O mais bonito desse ato de solidariedade é que vocês ajudam pessoas que vocês nem conhecem e os pacientes agradecem e rezam por pessoas que eles também não sabem quem são. Isso é muito bonito e agradecemos a todos. Temos que ter em mente que sempre podemos ajudar um pouco a mais nossos semelhantes", analisou João Cunha.

O assessor da presidência da Fuvs, José Dimas da Fonseca, enfatizou o trabalho e dedicação dos dirigentes e funcionários do HCSL. "O trabalho deles é apaixonante, um trabalho humanizado para cerca de 3 milhões de pessoas. Por isso esse gesto dos alunos é tão significativo e mostra a importância de termos cada vez mais campanhas solidárias", acrescentou.