| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 23/03/2015 15:43:00
"Humanização e a Importância de se doar leite humano"

"Eu vim para servir" (cf. Mc 10,45)

Neste tempo quaresmal, estamos refletindo, nesta coluna do Folheto "Encontro com Deus", sobre a humanização e como ajudar o Hospital Samuel Libânio com iniciativas locais de humanização, buscando soluções compartilhadas. Comentamos sobre a doação de órgãos, doação de sangue que são realidades aprovadas e incentivadas pela Igreja Católica Apostólica Romana no seu magistério.

Hoje, vamos encerrar falando sobre a importância de se doar leite humano. Acredito que o maior gesto de humanização seja a doação de leite humano. O leite humano é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo.

O leite humano possui nutrientes importantes para prevenir e proteger o bebê de alergias, ou doenças como anemia e diarreia. Além disso, a criança que é amamentada com o leite humano tem menos chances de ter alguma doença crônica, como obesidade e hipertensão, por exemplo.

A doação de leite humano contribui para a redução da mortalidade neonatal, problema que o Brasil vem enfrentando e superando ao longo dos últimos anos. A taxa de mortalidade infantil foi reduzida de 26,6 óbitos infantis por mil nascimentos, em 2000, para 16,2 óbitos por mil nascimentos, em 2010.

Você que é mãe participe desta humanização doando leite. O seu leite pode salvar a vida de muitos bebês. Doe!

*Cônego Edson Oriolo
Pároco e cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre



Cônego Edson Oriolo é pároco e cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre