Data 27/03/2015 15:55:01
Conferência da Univás trata da difusão da língua portuguesa no mundo globalizado

O Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem juntamente com o Núcleo de Pesquisa em Linguagem (NUPEL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) promoveu na tarde desta sexta-feira, dia 27 de março, uma conferência com o tema "O português (do Brasil) no mundo globalizado: entre movimentos de colonização e descolonização linguística", no Salão de Eventos da Unidade Fátima. O evento contou com a presença do palestrante e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leandro Rodrigues Alves Diniz. "O professor Leandro é muito respeitado nessa área de linguística e a presença dele é muito importante nessa conferência. Nosso objetivo com a realização desses eventos é propiciar o contato dos alunos da universidade com outros pesquisadores", conta a coordenadora do NUPEL, professora Paula Chiaretti. Segundo ela, qualquer estudante ou interessado da comunidade podem participar dessas conferências gratuitas e receber certificados emitidos pela Univás.

Para o professor o tema do evento é muito emergente já que o Brasil tem pensado em políticas para difundir o português no exterior."Tratamos nessa conferência, em termos discursivos e suas implicações, o que significa essa questão da língua falada apenas no Brasil deixar de ser uma linguagem nacional pra ser uma língua que vai conquistando outros espaços", explica Diniz. Para ele, é fundamental esse momento de ensinamento e debate promovido frequentemente pela Univás. "Universidade é isso. É pensar a pluralidade de perspectivas e posições que são muitas vezes antagônicas e também complementares. Universidade é o lugar propício para criar esse espaço essencial", avalia.

Sobre o palestrante
Leandro Diniz é bacharel, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele é professor adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua, particularmente, na área de Português como Língua Adicional. É membro do corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) nessa mesma universidade. De setembro de 2010 a março de 2011, realizou um estágio sanduíche na Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). Trabalhou como professor de Português Língua Adicional e Linguística na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Leandro é autor de materiais didáticos de português para o Ensino Médio e para falantes de outras línguas.