Data 06/04/2015 11:45:01
Encontro de Empreendedores da Publicidade pretende inspirar alunos e egressos da Univás

Como empreender e alcançar índices semelhantes? É o que o 1º Encontro de Empreendedores da Publicidade Univás pretende responder. O evento será realizado na segunda-feira, 13 de abril, no Auditório da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), das 19h às 22h. "O objetivo é familiarizar com o tema empreendedorismo os acadêmicos e egressos dos cursos de Publicidade, Gestão em Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Gestão da Produção Industrial e Administração, além de estimulá-los a adotar práticas empreendedoras no dia a dia acadêmico e profissional. O evento também será aberto ao público interessado pelo assunto e terá entrada franca", conta o coordenador do curso de Publicidade da Univás, professor Jair Pinto de Assis Júnior.

O evento terá um formato inovador na região, será realizado nos moldes de um talk show , e, ao final de cada entrevista, haverá espaço para perguntas do público presente. Os empreendedores convidados são empresários da região que se destacam em diferentes mercados, cujo sucesso é resultado do perfil empreendedor que assumiram e que se dispuseram a compartilhar suas histórias, desafios, erros e acertos, dificuldades e vitórias:

Eric Kamachi
Executivo do Varejo com quase duas décadas de experiência nas áreas de Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico, Marketing, Gestão de Projetos e Branding . É um dos responsáveis pelo desenvolvimento e pela expansão da marca Sumirê, a maior rede de perfumarias do Brasil.

Marcos Galvão e Gustavo Scud
Sócios Fundadores da RGB Filmes, produtora de vídeos corporativos, publicitários e séries de conteúdo e que atende desde pequenas empresas até gigantes internacionais.

Adriano Carvalho
Consultor em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas da Elev Coaching - Excelência em Performance Humana e fundador do blog CaminhandoJunto.com.br, especializado em Gestão, RH e Negócios.

Empreendedorismo no Brasil

Há quinze anos, a palavra empreendedorismo ainda não existia no dicionário, mas o espírito empreendedor já estava presente do dia a dia de muitos patrões e empregados do país. De 2004 a 2014, o percentual de empreendedores entre os brasileiros saltou de 23% para 34,5%, segundo estudo do Global Entrepreneurship Monitor. Ainda de acordo com a pesquisa, a profissionalização e o crescimento do número de empreendedores colocaram o Brasil em primeiro lugar no ranking mundial de empreendedorismo em 2014, com quase oito pontos percentuais à frente do segundo colocado, a China (26,7%), e com mais de 14 pontos percentuais de vantagem sobre o terceiro colocado, os Estados Unidos (20%).

A vantagem pode crescer ainda mais. Segundo pesquisa recente da Endeavor, organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto no mundo, feita com o apoio do Ibope, 75% dos brasileiros afirmam preferir empreender a ser funcionários. Contudo, motivação e boas ideias não bastam. O estudo da Endeavor mostra que ainda são poucos aqueles que sonham grande e concretizam suas aspirações, mas os resultados são dignos de comemoração: 1,5% das empresas brasileiras são as responsáveis pela geração de quase 60% dos novos empregos no país. São as chamadas empresas de alto crescimento, que se expandem 20% ao ano.