| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 08/04/2015 11:30:01
Representantes do Hospital Samuel Libânio participam da Solenidade de Lava-pés

Com a Catedral Metropolitana de Pouso Alegre lotada de fiéis, a quinta-feira santa, 2 de abril de 2015, ficará na memória do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) como um dos momentos mais solidários e marcantes de sua história.

Tendo como base o lema da Campanha da Fraternidade deste ano: "Eu vim para servir" (cf. Mc 10, 45), a Paróquia do Bom Jesus Crucificado fez uma parceria com o Hospital Samuel Libânio, com o objetivo de esclarecer e incentivar os fiéis sobre o gesto solidário e humanitário da doação de órgãos, sangue e leite materno.

O ápice da Campanha da Fraternidade 2015 ocorreu na cerimônia do Lava-pés, onde o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões e mais 11 representantes do Hospital Samuel Libânio, simbolizando os 12 apóstolos, tiveram seus pés lavados pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado.

Durante a celebração, o arcebispo enalteceu a importância da solenidade do Lava-pés, que encerra o período quaresmal e abre o tríduo pascal. "Lava-pés é um gesto simbólico que repetimos o que Jesus fez com os seus discípulos antes de passar pela paixão, morte de cruz e ressurreição. Então nós realizamos esse gesto na celebração da Eucaristia. A missa de hoje tem um significado muito importante para a Igreja, é quando Jesus institui a Eucaristia e o sacerdócio. Lavar os pés de seus discípulos é um gesto de humildade, de serviço", disse dom Majella.

Antes do Lava-pés, o pároco e cura da Catedral Metropolitana, cônego Edson Oriolo justificou a escolha dos representantes do Hospital Samuel Libânio para a solenidade. "Hoje a Igreja se preocupa em fazer parcerias com vários segmentos da sociedade, seja na área da saúde, educação, prestação de serviços, e a escolha do Hospital Regional se deu pelo trabalho de humanização que é realizado pela instituição e que beneficia milhares de pessoas todos os dias. Assim como a Igreja prega a preservação da vida, o Hospital também comunga desta ideia", disse cônego Edson Oriolo.

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões, se emocionou com a solenidade. "Foi uma alegria muito grande participar desta celebração do Lava-pés. Estou muito emocionado, e acima de tudo confiante, pois essa missa nos fortalece ainda mais no sentido de estarmos trabalhando junto ao nosso Hospital para que possamos levar um atendimento muito humano para as pessoas. Como disse o cônego Edson, é com muita alegria que nós trabalhamos a humanização, com muito carinho e dedicação de toda a equipe. Agora trabalhando junto com a Catedral a conscientização da doação de órgãos, sangue e leite materno, posso afirmar que o meu coração está mais alegre, feliz e entusiasmado com toda a equipe reunida aqui, isso fortalece muito a todos nós", disse Rafael Simões.

Participaram da solenidade do Lava-pés na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre os seguintes representantes da FUVS e do Hospital Samuel Libânio: o presidente da Fuvs, Rafael Simões; a diretora Executiva da Fuvs, Sílvia Regina Pereira da Silva; o assessor da presidência da Fuvs, José Dimas da Silva Fonseca; a enfermeira do Banco do Leite do HCSL, Ângela Maria Ferreira Ribeiro; a enfermeira do Banco de Leite do HCSL, Danielle Cristina da Silva Zamott; a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação e Órgãos e Tecidos (CIHDOT), Regiane Fernandes Vitale Lima; a enfermeira da CIHDOT, Mônica Tavares Lacerda; a bioquímica da Agência Transfusional, Fabíola Maíra Pereira; a técnica da Agência Transfusional, Selma de Fátima Pereira; o médico nefrologista da equipe de Transplantes Renais do HCSL, Pablo Girardeli Mesquita; a bioquímica da Agência Transfusional, Tatiane Lessa e a enfermeira da CIHDOT, Maria Silvana Beraldo.

.