Data 09/04/2015 16:25:01
Questões voltadas para a Linguagem e Tecnologia são discutidas e analisadas em conferência da Univás

A professora e doutora Silmara Dela da Silva, da Universidade Federal Fluminense (UFF), proferiu uma palestra na conferência realizada na quinta-feira, dia 9 de abril, no Salão de Eventos da Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Ela explicou que o tema tratado no evento "Linguagem e tecnologia: apontamentos sobre mídia e os seus arquivos" vem sendo muito discutido e observado do âmbito do estudos de linguagem entre pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. "É extremamente relevante pensar e tentar empregar a linguagem na relação com os novos modos de circulação que a tecnologia proporciona. A gente sabe que, no princípio, a linguagem é dinâmica e está em movimento e o discurso se reproduz a partir dos meios de circulação. A grande questão é pensar essa implicações com os novos modos de circulação construindo uma linguagem de qualidade", explica Silmara Dela, que agradeceu pelo acolhimento afetuoso dos educadores da Univás.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (NUPEL), Paula Chiaretti, esclarece que os eventos ofertados pela Univás são abertos não só aos graduandos e pós-graduandos como também a todos os interessados da comunidade pousoalegrense e região.

A palestrante
Silmara Dela da Silva é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Estudos Linguísticos, com concentração em Análise Linguística (Estudos do Texto e do Discurso), pela Unesp-São José do Rio Preto (2004) e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Unesp-Bauru (1998). Ela é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Departamento de Ciências da Linguagem, Setor Linguística, e pesquisadora do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras da UFF, e no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. Tem experiência como docente nas áreas de Linguística e Comunicação Social (habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda), bem como na produção de reportagem e edição de jornais. Atua nas áreas de Linguística e Comunicação, e seus estudos têm como foco principal a conexão entre a Análise de Discurso e o Jornalismo.