| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 13/04/2015 15:40:01
Abertura da 23ª Sipat reúne colaboradores, alunos e dirigentes da Fuvs

A abertura da 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) foi realizada na tarde desta segunda-feira (13), no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). O evento contou com a presença de profissionais da comunidade, alunos, funcionários, dirigentes da Fuvs e da nova turma de Jovens Aprendizes. "O objetivo é promover um evento em que os funcionários, alunos e visitantes possam participar e estar integrados às ações segurança, saúde e meio ambiente. É fundamental despertar principalmente a conscientização das pessoas no dia-a-dia. O presidente da Fundação, Rafael Simões, reforça sempre que o maior patrimônio da instituição são os funcionários e por isso realizamos com muito carinho e atenção esse evento", conta a gerente de RH da Fuvs, Isabel Cristina Pereira Amaral, que lembra que neste ano a Sipat está sendo realizada junto com outro evento muito importante que é o Dia Mundial da Saúde.

Isabel esclarece que todos os anos são elaborados balanços que mostram estatísticas de acidentes de trabalho na instituição. "Todos os anos apresentamos relatórios de acidentes que mostram que de 2013 para 2014 houve uma diminuição em 50% de acidentes mostrando a importância do trabalho de conscientização do dia-a-dia e deste tipo de evento como a Sipat", acrescenta a gerente de RH, ressaltando que os funcionários buscam cada dia mais informações nessa área através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

A semana vai até o dia 17 deste mês com programação extensa onde colaboradores vão participar de palestras e atividades nas unidades Central e Fátima. "A programação é bem ampla e reúne um público bem eclético que vai desde o auxiliar de limpeza até os médicos, do pessoal da construção civil até os enfermeiros. A Sipat é uma obrigação da empresa mas o evento foi tão bem aceito pelo público interno que gera sempre expectativa da sua realização em todos os anos", explica o técnico de Segurança do Trabalho da Fuvs, Daniel Setsuo Tai.

Nesta terça-feira, dia 14 de abril, serão feitas aferição de pressão, glicemia capilar e IMC (Índice de Massa Corporal), das 8h às 11h próximo ao Anfiteatro da Unidade Central da Univás. A partir das 13h30
, no Anfiteatro da Unidade Central, também haverá palestra sobre "Manutenção como Estratégia de Segurança" com o supervisor de Manutenção Elétrica da Fuvs. A psicóloga Gabrielli Carvalho Costa fala sobre o tema "Humanização no Trabalho" e a professora Betânia Morais Cavalcanti Rocha do curso de Fisioterapia da Univás explica sobre as "Posturas adequadas e Qualidade de Vida".