| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 14/04/2015 09:30:01
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho realiza atividades nas unidades Central e Fátima

A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) está realizando a 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), juntamente com o Dia Mundial da Saúde, até 17 de abril com ampla programação onde colaboradores participam de palestras e atividades nas unidades Central e Fátima."Trabalhamos sempre com palestras e treinamentos e no dia-a-dia. Fazemos um corpo a corpo com os funcionários acompanhando os serviços nos setores para avaliar os procedimentos e orientando os funcionários sobre as normas de segurança dentro das suas atividades. Nossa preocupação é que os funcionários trabalhem com sua integridade preservada evitando um acidente. Graças a Deus nosso trabalho é muito bem visto e nós temos uma parceria com os funcionários e dirigentes da Fundação", explica Daniel Tai. Ele defende que o trabalho deve ser feito em conjunto de forma humanizada e consciente. "Por exemplo, se um enfermeiro não descarta corretamente uma agulha no hospital isso pode causar um acidente para um auxiliar de limpeza ou da coleta de lixo", explica.

As atividades da Sipat continuam no dia 15 deste mês no Salão de Eventos da Unidade Fátima, a partir das 13h30, com palestra sobre "Motivação e Resiliência no Ambiente de Trabalho" com o professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univás, Nelson Lambert de Andrade. Também haverá palestra sobre "Tabagismo" com o médico do Trabalho da Fuvs, Luciano Feliciano Jardim. Neste dia, as professoras Maria Tereza do curso de Enfermagem da Univás e Maria Conceição Rosa do curso de Enfermagem do Trabalho do Colégio João Paulo II, juntamente com seus alunos fazem aferição de pressão, e testes de glicemia capilar e IMC (Índice de Massa Muscular).No dia 16, as atividades do evento, voltam para o Anfiteatro da Unidade Central, onde serão realizadas palestras, a partir das 13h30, sobre o "Alcoolismo" com o psiquiatra Fernando Coelho Costa e "Saúde Mental" com a psicóloga Eveline Raquel de Oliveira Moura, que é professora do Curso de Gestão de RH da Univás.

As atividades do último dia da Sipat, 17 de abril, serão realizadas em uma tenda que será montada no pátio do Almoxarifado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). A recepção dos colaboradores e visitantes será feita às 13h15. No local, haverá aferição de pressão, testes de glicemia capilar e IMC, além de dicas de cuidados com a saúde com as professoras Maria Tereza do curso de Enfermagem da Univás e Maria Conceição Rosa do Colégio João Paulo II.

Ana Isabel Franco, 70 anos, que trabalha na recepção do Pronto Socorro há 30 anos participou de avaliação dos testes na segunda-feira. "Eu acho muito importante essa avaliação de saúde pois às vezes a pessoa nem sabe que tem problemas de diabetes ou pressão alta e ao descobrir já pode começar a se cuidar melhor. Dou muito valor nesse projeto e já participei nas vinte e três vezes que a Sipat foi realizada. Pra mim essa avaliação e as palestras são muito importantes", disse a colaboradora da Fuvs.

A professora Sheylah Pereira Baganha conta que se for detectado um caso mais grave durantes os testes a pessoa será encaminhada direto para o pronto Socorro e se for funcionário ele passará a ser acompanhado pelo médico de trabalho. O trabalho de aferição de pressão, glicemia e índice IMC está sendo feito por alunos do 3º Período do curso técnico de Enfermagem do Colégio João Paulo II e dois graduandos do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).