Data 24/04/2015 15:08:01
Profissionais de Saúde realizam atividades de Controle e Prevenção a Hipertensão Arterial no bairro São João

Aproveitando a comemoração do Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, a Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) promoveu a Campanha de Controle, Prevenção e Rastreamento a Hipertensão Arterial na manhã dessa sexta-feira, dia 24 de abril. Com o tema "Eu sou 12X8", o evento foi realizado em frente à Copasa no Bairro São João. "Com essa mobilização realizada aqui fazemos um rastreamento e controle dos hipertensos. A comunidade está muito participativa e entendendo a importância de cuidar da saúde", explica a enfermeira Mileyde Augusta Santos Bassoli.

Enfermeiros, médicos e alunos organizaram diversas atividades físicas ao ar livre e aferição da pressão arterial. A moradora Magda Aparecida Eufrazino disse que não só esse evento mas como a presença do UAPS no local trouxe um grande ganho para saúde do bairro. "O povo do bairro já está entendendo muito bem o trabalho deles aqui e só temos a agradecer por esse carinho. O trabalho deles nos postos de saúde da Univás fazem a diferença aqui no bairro. Eles ajudam na parte da saúde e fazem bem pra nossa cabeça sempre com dicas de saúde e realização de eventos. Eles são minha família e o meu remédio", conta Magda.

Já Benedito Alves do Araújo disse que tem aprendido muito sobre o cuidado com a saúde com alunos e médicos da Univás. "Nunca tinham cuidado tão bem da gente. É um trabalho que a gente valoriza muito. Os alunos aprendem muito na universidade e depois passam aqui pra gente os ensinamentos. Eu me sinto muito bem com todos eles e temos uma bela amizade", avalia o morador do bairro São João.

A aluna de Fisioterapia Rogéria Fonseca explica que as atividades com moradores do bairro são realizadas para prevenção de doenças. "Trabalhamos com idosos frágeis, com sintomas depressivos, diabéticos e hipertensos. As atividades são abertas para todos de todas as idades", esclarece. Ela conta, que principalmente, os idosos adoram participar das atividades físicas diariamente.

A secretaria da UAPS, que fica na avenida Uberlândia ao lado da Igreja Matriz do bairro São João, é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs). O objetivo da unidade é prestar assistência básica de Saúde à população e acolher estagiários dos cursos de graduação das áreas de Saúde da Univás.