Data 27/04/2015 11:18:01
Jornada de Enfermagem da Univás

Neste ano, de 12 a 15 de maio acontecerá a Jornada da Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com o tema "Cuidado e Pesquisa na Enfermagem Contemporânea".

A abertura do evento acontece no dia 12/05 com missa no Anfiteatro da Unidade Central às 18h, seguida da palestra "Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde" com a enfermeira e professora Dra. Simone Albino da Silva da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

No primeiro dia do evento, também serão realizadas outras atividades como palestra "O Papel do Enfermeiro na Doação de Órgãos", das 7h30 às 8h30, com as enfermeiras Regiane Floriano Fernandes e Mônica Tavares Lacerda da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). A partir das 8h30 será realizado curso "Currículo Lattes: como elaborar?" ministrado pela Ms. Maria Gorete Ferreira.

No dia 13 de maio, os interessados poderão participar de curso sobre "Tratamento de feridas crônicas" ministrado pelo professor Dr. Geraldo Magela - Unifesp/Univás das 7h às 12h. No mesmo dia, haverá apresentação do Grupo Móvel de Palhaçada Intensiva (GUMPI) às 18h30, e palestra às 19h30 com o tema "Qual o tempo do cuidado?" proferida pela enfermeira Dra. Maria Júlia Paes da Silva - Escola de Enfermagem-USP.

O evento ainda conta com curso de "Atuação do Enfermeiro no Suporte Básico e Avançado de Vida" ministrado pelo enfermeiro Alexandro Fonseca Gava no dia 14 de maio, das 7h às 12h. Nesse dia, das 18h30 às 20h30, haverá mesa redonda para debater o tema "A enfermagem em defesa do paciente" com a presença dos enfermeiros Cleriston Apolinário do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); Cléber Rocha do Hospital São Francisco -Atibaia, S.P e Enfermeira Gláucia Miréia Silva Gonçalves do Instituto de psiquiatria IPQ-USP. A programação segue com palestra "Acessos Vasculares e Terapia Infusional- Raciocínio Clínico do Profissional de Enfermagem" com a enfermeira Brenda Rochele Souza-CEPACO-SP.

A Semana na Enfermagem termina no dia 15 com curso "Segurança do paciente" ministrado pela enfermeira Micheli Barreto-Hospital Celso Pierro - PUC Campinas, das 7h às 12h. No mesmo dia, às 18h30, está programada palestra "Redesenhando a História da Enfermagem: quebrar paradigmas para o enfermeiro do 3º milênio" com a enfermeira Dra. Ana Cristina de Sá, psicóloga e pedagoga do Centro Universitário São Camilo.

(Fonte: Curso de Enfermagem da Univás)