Data 28/04/2015 12:41:01
Seminário de Produção Científica da Univás é um marco para o Mestrado da Educação no Sul de Minas

Com o objetivo de socializar a produção científica em Educação dos Programas de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), começou o I Seminário de Produção Científica em Educação nesta terça-feira (28). O evento é organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Mestrado em Educação (Cepedu). "Esse primeiro seminário é um marco para o Mestrado da Educação de Pouso Alegre e Sul de Minas. Há dois anos tínhamos o plano de abrir o mestrado para atender essa região, pois o mais próximo de nós era oferecido somente em Campinas (SP). Isso dificultava a busca da docência para os profissionais de educação. Nesse sentido, a Univás idealizou a proposta que foi aprovada. Esse primeiro seminário vem inaugurar nossa entrada no cenário do Sul de Minas, Minas Gerais e Brasil em relação à pesquisa e educação. A partir do momento que começamos a socializar nossas pesquisas mostraremos que aqui na Univás de Pouso Alegre há núcleos de pesquisas de educação formando mestres e futuramente doutores", conta a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cepedu), Sônia Aparecida Siquelli.

Nesse primeiro seminário, começam as divulgações através de atas e publicações das pesquisas dos mestrandos. "Depois que o mestrando forma ainda permanece com um vínculo com o programa por dois anos para publicação dos resultados das pesquisas. Não é um processo rápido. São necessários esses eventos como esse seminário, da publicação dos artigos em jornais e revistas, participação deles em eventos nacionais e internacionais. Tudo isso para mostrar todos os resultados das pesquisas nestes dois anos", explica Siquelli.

Segundo o coordenador do curso, José Luís Sanfelice, o mestrado da Educação da Univás é destinado a formar pesquisadores e profissionais para a carreira acadêmica e vem se consolidando junto às instâncias superiores da universidade e do Conselho Nacional de Educação. "Tomara que esse seja o primeiro seminário de muitos que virão. O que define o objetivo do mestrado é você fazer uma dissertação com a produção de um conhecimento novo. O que mais se espera de um mestrado, de um doutorado e de uma pós-graduação, é um amplo conjunto de atividades que se estendem para além da sala de aula em seminários, conferências, palestras, debates, além da publicação de artigos em jornais e revistas. É uma dinâmica que vem para ajudar o arejamento de uma universidade", disse durante abertura do evento.

O evento cria um ambiente de exposições, reflexões e debates dos principais temas das pesquisas em desenvolvimento na área educacional e em áreas correlatas na Univás. "Nossa palavra chave deve ser a integração. Mestrandos e doutorandos fazemos parte de uma única universidade trabalhando juntos gerando frutos para a comunidade. Essa é nossa missão melhorar a sociedade. Que esse grupo atenda Minas Gerais e o país com o compromisso social que vai além da academia. Nossa expectativa é que eles tenham ações efetivas que modifiquem a educação deste país seja na produção ou na prática. Logo em seguida vamos buscar nossos convênios internacionais que também é um dos objetivos deste programa", defende a professora Andrea Silva Domingues, pró reitora de Pós Graduação e Pesquisa da Univás.

Antes de declarar aberto o evento, o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, saudou os organizadores e deu boas-vindas aos convidados. Ele lembrou que, por uma feliz coincidência, o seminário começou na comemoração do Dia da Educação, 28 de abril. "Eu faço votos que no segundo seminário possamos estar aqui comemorando a abertura do doutorado em Educação da Univás. Sei que é um trabalho árduo mas que unidos faremos o possível para que aconteça", discursou.

Atividades
Na manhã desta terça-feira, foram realizadas sessões de comunicações orais. No período da tarde, às 14h, os participantes acompanharam a palestra "Pesquisa em Educação" proferida pelo professor Antônio Chizzotti, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Amanhã, dia 29 de abril, as atividades começam às 9h com uma mesa redonda e lançamento de livros. O tema da mesa será "Socialização de Pesquisa Acadêmica: Publicações em Educação", com as presenças dos professores: Azilde Andreotti, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; Eraldo Leme Batista da UNIOESTE do Paraná (PR) e Meire Terezinha Muller, da FAM de Americana (SP). No período vespertino será realizada apresentação de pôsteres.