| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 04/05/2015 11:10:01
Mutirão de Cirurgia Plástica do Hospital Samuel Libânio atende dezenas de pessoas do SUS

Toda equipe de Cirurgias Plásticas do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) está empenhada em atender dezenas de pessoas até o dia 6 de maio durante Mutirão de Cirurgias em Lesões da Pele. Segundo a supervisora de Atendimento Geral do HCSL, Leiliane Viana Duval, o objetivo é proporcionar atendimento ao maior número possível de pacientes, retirando muitos das filas de esperas. "Os médicos estão fazendo uma escala e atendendo casos simples e complicados de câncer de pele desde o dia 30 de abril", conta.

A demanda do HCSL é muito grande nestes casos e os mais de 100 pacientes atendidos são do Sistema Único de Saúde (SUS). "É um trabalho social muito importante, com participação voluntária de médicos e residentes que tem total apoio da direção do hospital", conta Leiliane.

Responsável pelo Mutirão de Lesões da Pele do Hospital Samuel Libânio, o cirurgião plástico Joel Veiga Filho, explica que existe uma ampla variedade de lesões benignas da pele, e algumas lesões malignas. As lesões malignas podem ser divididas em Melanoma
e não Melanoma . O Melanoma é um tumor extremamente agressivo, que após estabelecer metástases (espalhar), geralmente leva à morte. As lesões não melanoma mais frequentes são os Carcinomas , que tratados adequadamente, tem alto índice de cura. Por isso, qualquer ferida que não cicatrize após um mês deve ser examinada por um médico, assim como pintas que alterem de tamanho ou de cor.

Os pacientes com lesões maiores, ou mais complexas, são atendidos no centro cirúrgico. Aqueles com lesões menores são atendidos em sala de cirurgia ambulatorial do HCSL.