Data 11/05/2015 09:15:01
Semana de Ciências Contábeis da Univás aborda tema "Gestão de carreira para finanças: seus dilemas e perspectivas"

A XI semana da Contabilidade foi realizada de 4 a 8 de maior no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Sul de Minas, coirmã da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). "Foram momentos de grande aprendizado e demonstração de planejamento e comprometimento na execução da tarefa pelos alunos do VII Período de Ciências Contábeis. Parabenizo a comissão de 2015, pela excelência alcançada pelo evento deste ano e desejo boa sorte aos novos organizadores, agradecendo mais uma vez a hospitalidade da Faculdade de Direito do Sul de Minas, proporcionada pelos seus gestores e colaboradores", avalia o professor e coordenador do curso, Nelson Lambert.

No primeiro dia do evento, os professores contadores José de Carvalho Filho e Matheus Ramos Trolesi falaram sobre os principais desafios e as perspectivas de carreira para o contador nas áreas de Auditoria e Planejamento Tributário, respectivamente. No dia 5 de maio, a semana contou com a participação de destacados profissionais da Unilever (Pouso Alegre e São Paulo), Osmar de Paula Machado, que falou de sua carreira na multinacional, brindando aos presentes sobre importantes dicas para o sucesso em processo seletivo para Finanças, além de motivar os alunos a se prepararem para a carreira em grandes grupos empresariais. Em seguida, Alberto Carnier, diretor da unidade Pouso Alegre, que falou sobre a sua trajetória profissional na Unilever e em outras empresas, inclusive nos EUA. "A Unilever há 85 anos atua no mercado brasileiro, é uma companhia multinacional que produz bens de consumo em 190 países, nas categorias de cuidados pessoais, alimentos, limpeza e bebidas de soja. Hoje, o mercado nacional é atendido por 700 produtos de 25 marcas - entre elas, nomes consagrados (Top of Mind ) como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Dove, AdeS, Close Up e Rexona", explicou Carnier.

No dia 6 de maio, o professor contador Valmir Rodrigues da Silva, conselheiro do CRC-MG, além de falar de sua carreira, enumerou uma série de passos de como o profissional pode se engajar na área de consultoria. Enumerando as oportunidades e as perspectivas da carreira de consultor contábil para os próximos anos. Ainda na quarta-feira, os alunos do VII, fizeram uma homenagem ao professor João Bosco de Santana, distinguido com a escolha do seu nome para a turma de 2015, como reconhecimento do prestígio incondicional junto à turma.

No quarto dia para falar das perspectivas para o profissional contábil na área de concursos públicos. O professor Vicente de Lima Loredo enfatizou que, geralmente, os concursos públicos aceitam candidatos que possuam diploma de graduação em qualquer nível superior. Entretanto, os contadores levam vantagem devido à quantidade de disciplinas que são características do Curso de Bacharel em Ciências Contábeis. Principalmente aqueles destinados às áreas de auditoria, finanças, contabilidade, entre outras. No último dia, 8 de maio, houve confraternização dos alunos e professores no Espaço Belo Vista, na ocasião a comissão responsável pela organização da XII Semana da Contabilidade 2016 assumiu o compromisso em iniciar o planejamento da mesma para o próximo ano.