Data 13/05/2015 11:15:01
Anfiteatro da Unidade Central fica lotado para abertura da Jornada da Enfermagem

O Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) ficou lotado para a abertura da Jornada da Enfermagem que neste ano trata do tema "Cuidado e Pesquisa na Enfermagem Contemporânea". O evento contou com missa às 18h, seguida de palestra conferida por centenas de alunos e profissionais da área. "É com grande alegria que damos início a mais uma jornada científica de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. José Antônio Garcia Coutinho, que têm por finalidade desenvolver atividades científicas e culturais e o congraçamento da categoria, reafirmando seu compromisso social com as necessidades da saúde e a qualidade dos serviços prestados à sociedade", disse a professora e coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Teresa de Jesus Pereira.

Segundo ela, o evento é um instrumento de aprendizagem e discussão sobre a profissão de enfermeiro. "O que nós desejamos, o que queremos da nossa profissão. Na minha opinião, precisamos sai um pouco das paredes da sala de aula e abrir novos horizontes para refletir os cuidados que queremos dar aos pacientes. Nós temos que ser humanistas e valorizar o ser humano, cultivar a boa convivência e os bons amigos e acima de tudo estarmos preparados para essa missão tão importante que é o cuidado através da enfermagem", avalia Maria Teresa Pereira.

A mesa solene da abertura do evento foi formada pelo diretor da Unidade Central da Univás, Antônio Carlos Aguiar Brandão; a coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Teresa de Jesus Pereira; o enfermeiro e membro do Conselho Diretor da Fuvs, Adelson dos Reis Matias; diretor de Enfermagem do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, João Batista da Cunha; coordenadora de Pós-graduação lato sensu, Rosa Maria do Nascimento e a vice coordenadora do curso, Mauricéia Costa Lins de Medeiros.

Programação

Hoje, dia 13 de maio, os interessados poderão participar de curso sobre "Feridas" com o professor Geraldo Magela das 7h às 12h.Também haverá apresentação do Grupo Móvel de Palhaçada Intensiva (GUMPI) às 18h30, e palestra às 19h30 com o tema "Qual o tempo do cuidado?", com a enfermeira Maria Júlia Paes da Silva, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). A Jornada da Enfermagem vai até o dia 15 de maio com extensa programação.

Curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) teve destaque expressivo no resultado da avaliação do Indicador de Qualidade de Curso do Ministério da Educação (MEC). No relatório oficial, o curso teve nota cinco na maioria dos itens e apenas por conta de detalhes a nota foi arredondada para 4, comprovando a excelência e qualidade do curso. O curso de Enfermagem foi criado há 20 anos e possui atualmente mais de 200 alunos.