Data 15/05/2015 08:51:01
Artigo de professoras da Univás é publicado em renomada revista da Colômbia
Um artigo de autoria das professoras da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Maria Inês Bustamante e Sandra Sales, foi publicado neste mês na Qualis A2, revista científica renomada da Colômbia.

A professora Maria Inês Bustamante é coordenadora do Curso de Psicologia e a Sandra Sales é professora do Mestrado em Educação. O artigo delas foi publicado no Vol.18 de "Acta Colombiana de Psicologia" com o título "Análisis de la producción científica de estudios transculturales en evaluación psicológica encontrados en bases de datos en línea".

Resumo
O avanço da Avaliação Psicológica enquanto especialidade indica a necessidade de estudos para analisar e caracterizar sua produção científica para o direcionamento de futuras investigações. Nesse sentido, analisaram-se as publicações nacionais e internacionais de estudos transculturais em Avaliação Psicológica, no período de 1992 a 2010 presentes em bases de dados eletrônicas. Os descritores pesquisados foram avaliação psicológica, psicometria, testes psicológicos e transcultural. Analisaram-se 239 resumos de artigos, dos quais 79 referiam-se à temática. O maior número de publicações encontra-se nas revistas Qualis B2 da Psicologia, constituindo-se em 8% do total das publicações analisadas. A maioria dos estudos era de autoria de homens e mulheres e os anos de 2006 a 2010 apresentaram maior número de publicações. Quanto à metodologia de investigação, predominou a pesquisa de campo. É necessário a normatização da publicação dos resumos de artigos científicos que, em sua maioria, possuem informações incompletas, o que dificulta sua recuperação na íntegra e inviabiliza uma análise completa da produção da área.
Os interessados podem conferir o artigo na íntegra no link:

Coordenadora do curso de Psicologia, Maria Inês Bustamante