Data 20/05/2015 11:55:01
Abertura da Jornada de Psicologia conta com show, palestras e oficinas

A abertura da XVI Jornada de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 20 de maio, no Anfiteatro da Unidade Central. A programação do primeiro dia contou com show dos próprios alunos do curso que são ótimos instrumentistas e cantores afinadíssimos, além de surpresas e homenagens aos professores.

O evento, que é realizado com uma sala improvisada com sofás no centro do palco, recebeu primeiramente o palestrante José Jorge Zacharias que falou sobre "A transcendência como fenômeno psíquico religioso". No mesmo dia, Murilo Fonseca Bortolozzi falou sobre "Saúde, arte e a Neurociência" e Ana Catarina Tavares de Araújo Elias abordou o tema "A potência transformadora das imagens alquímicas através da intervenção RIME: terapia breve e complementar em ambiente hospitalar". Também foram realizadas oficina sobre técnicas auxiliares e meditação.

Na abertura do evento, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Antônio Homero Rocha Toledo ressaltou a presença de ex-alunos no evento e a qualidade do curso que vem crescendo a cada ano. "Nós verificamos essa excelência do curso que é nota 4 do MEC. A realidade é que o curso de Psicologia é eficiente e a gente vê isso não só pela quantidade de alunos mas pela qualidade dos acadêmicos. Que essa jornada seja enriquecedora e amplie o conhecimento de todos nessa área", afirmou Antônio Homero.

Para a coordenadora de Psicologia, Maria Inês Bustamante, a intenção da jornada é trazer mais conhecimentos e informações além daquilo que é passado aos alunos nos dez períodos do curso. "Fazemos questão de trazer profissionais que possuem experiência para transmitir conhecimentos para docentes e discentes. Queremos um algo a mais para nossos alunos e especificamente neste ano buscamos temas relacionados a práticas auxiliares da saúde, várias ações que podem ser exercidas pelos profissionais de saúde mas que ainda não estão com comprovação científica", explica a coordenadora, que está a frente do curso há sete anos.

A mesa solene foi formada pelo diretor da Unidade Central da Univás, Antônio Carlos Aguiar Brandão; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Antônio Homero Rocha Toledo; a coordenadora do curso de Psicologia, Maria Inês Bustamante;
pró-reitor de graduação da Univás, Guilherme Carrozza; pró reitora de Pós Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues e o vice coordenador do curso de Psicologia, professor Marcos Antônio Batista.

A jornada, que vai até o dia 22 de maio, conta com palestras, workshops, oficinas nos três dias de programação possibilitando outras visões e conhecimentos aos alunos que interagem com profissionais da área.