| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 21/05/2015 11:08:01
Coordenadores e professores da Univás participam de curso de atualização na Unidade Central

A Pró-reitoria de Graduação realizou um curso de atualização para professores e coordenadores de todos os cursos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), e colaboradores que trabalham interligados a esses profissionais, nesta quinta-feira, dia 21 de maio, na Unidade Central.

O curso foi ministrado pelo professor Gustavo Monteiro Fagundes, que é especialista em Direito Educacional e consultor Jurídico do ILAPE (Instituto Latino Americano de Planejamento Educacional) e ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), em Brasília(DF). "É muito importante esse curso e a presença do professor Gustavo que é uma referência e transmite muito conteúdo sobre legislação e atuação de coordenação. A gente vem implantando uma gestão que prima pela qualidade e temos buscado isso em nossos profissionais. Por outro lado, não é só cobrar, precisamos dar subsídios para que eles possam atuar de forma mais adequada como espera a instituição", esclarece o pró-reitor de Graduação, Guilherme Carrozza.

O professor Gustavo Fagundes falou primeiramente sobre legislação educacional que tem impacto direto no trabalho do coordenador. "Falamos o mínimo que o coordenador tem que conhecer para conduzir bem o curso. Tratamos também do papel que o coordenador vem tendo, as competências que se espera desse profissional e se eles tem ideia do processo de qualificação que terão que se submeter. Pois aqui é só o início para que a universidade desenvolva junto deles um programa específico de qualificação", conta Fagundes, ressaltando a importância da Univás em se preocupar com seus docentes e com isso se desenvolver como instituição de referência e respeito em Pouso Alegre e região.

Lançamento de programas

A Pró-reitoria de Graduação aproveitou a presença de cerca de 50 participantes para apresentar oficialmente dois programas preparados desde 2014: o PROAD (Programa de Atualização Docente) e o PRONID (Programa de Nivelamento Discente). "O PROAD foi desenvolvido a partir de impressões coletadas junto aos professores que apontaram as maiores dificuldades que tinham na sua atuação. A partir disso, foi elaborado o programa contínuo que oferece minicursos para que os professores possam ir se atualizando na sua docência", explica o professor Guilherme Carrozza. Já o PRONID é um programa que tem o objetivo atuar de forma mais abrangente dentro da Univás como um todo no sentido de possibilitar para o aluno, principalmente para os ingressantes, um nivelamento em Língua Portuguesa, leitura e interpretação de texto.

"Quanto mais qualificação para os professores melhora mais a qualidade de ensino e mostra a preocupação da instituição conosco. Se tivermos sempre bons coordenadores nos cursos e professores bem direcionados, especializados, teremos melhores profissionais para o mercado de trabalho saídos da Univás", conta a coordenadora do curso de Psicologia, Maria Inês Bustamante.

A professora de Publicidade, Hellen Morais, também defende a iniciativa da Pró-reitoria de Graduação. "A primeira importância é trabalharmos em cima de uma plataforma que os alunos já trabalham e isso antes mesmo da Univás Virtual pois os alunos sempre procuravam vídeo-aulas para se aprimorar. Outra questão é a flexibilidade pois o professor não tem tempo de fazer curso e viajar para um evento educacional. Com esse programa, ele pode, no tempo que tem em casa ou entre uma aula e outra, fazer uso desses vídeos que são curtos e auxiliam muito o educador".