Data 27/05/2015 11:25:01
Abertura de Congresso de Iniciação Científica lota Anfiteatro da Unidade Central

A abertura do XII Congresso de Iniciação Científica e I Feira de Ciências e Tecnologia da Univás foi realizada na noite desta terça-feira, dia 26 de maio, no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). O evento, que tem a tradição de 12 anos, traz conhecimento desenvolvido pela comunidade científica da universidade e também de outras instituições do estado de Minas Gerais e de outros estados do país. "Lutamos por ensino de qualidade que propicie a inserção do aluno no mercado de trabalho. Esse evento vem mostrar a solidificação da pesquisa na nossa universidade e incentiva os alunos que estão ingressando no curso superior. A obrigação da universidade é chegar à sociedade levando empreendimentos e estamos entusiasmados e empolgados com esse congresso", afirma o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões.

O Congresso de Iniciação Científica é um evento que ocorre todo ano, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, geralmente no mês de maio. "Esse é um momento muito especial para universidade. A realização desse evento é uma oportunidade de socializarmos as pesquisas de todas as áreas do saber de nossa Univás internamente, mas principalmente com a sociedade de Pouso Alegre e região. Faço questão de agradecer a todos colaboradores da PROPPES, aos coordenadores de curso de graduação e pós-graduação, ao coordenador de pesquisa, a comissão cientifica, comissão organizadora, ao Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, ao nosso magnifico reitor, diretores das Unidades Acadêmicas, presidente e membros do Conselho Diretor da FUVS, direção executiva, aos alunos monitores, aos patrocinadores, aos funcionários do audiovisual, CPD, ASCOM, infraestrutura e limpeza, direção do Colégio Vale do Sapucaí (ANGLO), aos palestrantes e ministrantes de minicurso, especialmente a todos alunos e professores que de forma brilhante estão se dedicando para o sucesso deste evento", ressaltou a professora Andrea Silva Domingues, pró reitora de Pós Graduação e Pesquisa.

Inovação

A I Feira de Ciências e Tecnologia é uma novidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás que se inicia este ano e que vem de encontro à demanda da Universidade aplicar seus conhecimentos gerados por meio de suas pesquisas em produtos e inovações tecnológicas. "Nossa região já comporta e já tem uma demanda para esse tipo de evento. Nossa universidade deseja incentivar os alunos a transformar trabalhos científicos em produtos de tecnologia e inovação", defende o coordenador de Pesquisa da Pós-Graduação da Univás, professor Manoel Araújo Teixeira. A feira também vai prestar um serviço social para a comunidade que visitá-la nas áreas de educação, saúde, entre outras modalidades, bem como passa a integrar o Congresso de Iniciação Cientifica da Univás.

O congresso é o momento científico em que os alunos mostram os resultados obtidos em suas pesquisas. "A pesquisa é um dos tripés fundamentais da universidade e nossa pesquisa é bem fomentada com o trabalho de 80 pesquisadores nas mais diversas áreas. Temos um conhecimento científico sendo colocado em prol da sociedade. O grande número de inscrições para o evento mostra o sucesso do congresso. Parabenizo o esforço e trabalho de toda comissão organizadora do evento", disse o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia.

O espaço físico do evento foi dividido em três grandes áreas, saúde, educação e tecnologias, onde foram montados stands para demonstrações de técnicas, produtos, equipamentos e prestações de serviços para comunidade. "O evento integra acadêmicos em trabalhos em equipe e mostra na prática o que aprendemos na sala de aula. Também podemos interagir com pessoas com mais experiência que podem nos dar dicas e indicar caminhos para o mercado de trabalho", avalia a aluna do curso de Gestão de Recursos Humanos, Danielle Delfino dos Santos.

A conferência de abertura foi realizada pelo professor Eduardo Roberto Junqueira Guimarães, que possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino de Uberaba e mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Ele atua e desenvolve pesquisas nas áreas de semântica da enunciação e história das ideias linguísticas. Eduardo Guimarães é autor de grande número de artigos em periódicos brasileiros e estrangeiros e publicou diversos livros. Ele é membro de conselho editorial de vários periódicos especializados da área de Linguística e diretor da Editora da Unicamp. Na abertura do congresso também foi realizado o lançamento do E-book com as pesquisas Bic Jr 2014.