Data 27/05/2015 15:39:01
Minicursos do Congresso de Iniciação Científica são realizados na Unidade Fátima

Vários minicursos foram realizados na tarde desta quarta-feira, dia 27 de maio, na unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Eles fazem parte do XII Congresso de Iniciação Científica e I Feira de Ciências e Tecnologia. O evento, que tem a tradição de 12 anos, traz conhecimento desenvolvido pela comunidade científica da universidade e também de outras instituições do estado de Minas Gerais e de outros estados do país.

A palestra "Genética forense" foi ministrada por Fiorita Gonzales Lopes Mundim. Já o curso de "Primeiros socorros" foi ministrado por Luís Paulo Cachola Gallo. O objetivo desse curso é proporcionar uma noção geral sobre o Suporte Básico de Vida, com relação aos Primeiros Socorros. Desta forma, os participantes são capacitados para lidar com eventos de trauma e mal súbito, mas também de outras situações de emergência. O evento ainda disponibilizou um treinamento prático com o uso de bonecos.

O tema "Nutrição, cognição e comportamento" foi abordado pelo palestrante Alexandre Chaves, que explicou a influência da mídia na alimentação atual. Já a palestrante Ilana Paula Werneck fez uma abordagem geral das cefaleias com ênfase na urgência.

O Congresso ainda contou com minicurso sobre saúde e sexualidade conduzido por Antônio Marcos Coldibeli Francisco e "Endocrinologia e emagrecimento" pela palestrante Raquel Csermak.
Outros temas como os "Aspectos psicológicos da prematuridade", abordado por Maria Inês Bustamante de Carvalho e "Climatério" dirigido por Silvania Vieira fizeram parte do evento.

O evento contou ainda com minicursos sobre "Planilha de Finanças Pessoais e orientações básicas da administração de renda", com Matheus dos Santos Brandão, e "Empreendedorismo para a vida: do comportamento à realização" com os palestrantes Daniel de Carvalho Calafiori Resende e Priscila Cassia Paula de Oliveira.

Os palestrantes Ladson Augusto Ribeiro, Laryssa Pereira Gomes e José Rafael e Silva falaram sobre "Educação ambiental" enquanto Daniely Maranhão de Mattos e Danilo Gabriel de Oliveira trataram sobre o tema "Proliferação do Aedes Aegypti". Outro tema atual, a "Segurança em Local de Alto Risco" foi abordado por Mário Viana Paredes Filho.

.