| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 15/06/2015 09:30:01
Caravana da Saúde da Fuvs e Univás é realizada com sucesso no Bairro Ferreiras

Autoridades, profissionais de saúde, professores e acadêmicos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) participaram neste domingo, dia 14 de junho, da Caravana da Saúde no Bairro Ferreiras. "Esse é um momento muito importante pois trazemos a universidade para junto da comunidade, que está tão carente de saúde e também de atenção. Queremos continuar realizando esse evento em vários bairros da zona rural e urbana mostrando que estamos inseridos e preocupados com os rumos da sociedade pousoalegrense. Fico feliz e agradecido pelo acolhimento que todas as pessoas deram a mim e todos os participantes da caravana", disse o presidente da Fuvs, Rafael Simões, que esteve no evento acompanhado da esposa Ana Simões.

A comunidade compareceu ao evento que contou com palestras de primeiros socorros, saúde do homem e da mulher, sexualidade e prevenção do câncer de pele, entre outros. Acadêmicos desenvolveram atividades especiais com crianças e até os mais idosos participaram de atividades físicas. "É muito importante pra nós poder ter esse contato a população e passar ensinamentos adquiridos na sala de aula. Os acadêmicos estão cada dia mais interessados nessas atividades que trazem momentos de interação e aprendizado", conta a acadêmica Raíssa Medeiros.

A comunidade do bairro e visitantes puderam também fazer testes de glicemia, pressão, exames de Papanicolau e acuidade visual. Durante as atividades foram distribuídos pipoca, algodão doce e as mulheres ainda ganharam brindes nos finais dos exames. "Agradeço todos os envolvidos nesse evento, principalmente o Rafael Simões que disponilizou todos os serviços da Univás. Agradeço também a Arquidiocese de Pouso Alegre que cedeu o espaço para a caravana e a empresa Princesa do Sul que trouxe os participantes para nosso bairro. Muito obrigado de coração a todos vocês e parabéns pelo sucesso alcançado", contou o morador do bairro e um dos organizadores do evento, Elizelton Guido.

A Caravana da Saúde contou com a presença de profissionais e acadêmicos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que usaram o barracão e até a igreja do bairro para passar conhecimentos importantes de saúde para toda a comunidade. "Os alunos mostram que estão muito animados para participar desse tipo de evento. Madrugaram no domingo e participaram voluntariamente desse momento tão importante para universidade. Estou muito orgulhoso de ter acadêmicos tão conscientes e preocupados com a sociedade", afirma o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitário, Antônio Homero Rocha de Toledo.