Data 15/06/2015 16:30:01
Mestrandos apresentam nove trabalhos finais para bancas formadas por professores renomados

Nove alunos do curso de Pós-Graduação de Mestrado Profissional de Ciências Aplicadas da Saúde defenderam seus trabalhos finais para bancas formadas por professores renomados de todo país nesse sábado, dia 13 de junho, em uma sala da Unidade Central e no prédio do Colégio João Paulo II. "Temos o único Mestrado Profissional nota 4 da Medicina III e por isso é tão especial. A Medicina III abrange todas as especialidades cirúrgicas. Para se ter uma ideia, na Medicina ao todo existem atualmente oito curso de Mestrado Profissional no Brasil. Esse curso é um orgulho imenso para a Univás, que é uma instituição privada e do interior", explica a professora da Univás, Daniela Francescato Veiga.

Segundo ela é muito importante e "um prazer enorme receber professores como Lydia Masako Ferreira, que é a coordenadora da Medicina III da Capes (área da Capes em que se insere nosso mestrado) e o professor Elvio Bueno Garcia, que é coordenador do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão aplicada a Regeneração Tecidual, da Unifesp, entre outros profissionais maravilhosos que formaram as bancas".

O professor Ivan Dunshee Abranches de Oliveira Santos, uma das maiores autoridades em melanoma no Brasil, presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma disse que neste dia o mestrando sobe um degrau importante de sua vida. "Ele se graduando passa a ter mais confiança e ser mais valorizado diante da sociedade. Ele mesmo se sente mais apto para o mercado de trabalho. O mestrado profissionalizante está mais diretamente ligado aos nosso tempos. É um mestrado onde existe uma utilidade melhor para a sociedade", avalia.

Para a professora Diba Maria Sebba Tosta de Souza o mais importante dos trabalhos é a aplicabilidade. "Esse momento é de crescimento para o aluno que desenvolveu seus estudos nesses dois anos que desencadearam nesse trabalho final. Os trabalhos do Mestrado Profissional devem ter aplicação total na assistência e trazer benefícios para sociedade. Os trabalhos estão consistentes e inovadores para toda a região", analisa.

Confira abaixo os mestrandos e títulos dos trabalhos finais:
- Fernanda Sebba de Souza - "Atividade Antimicrobiana In Vivo e In Vitro de Dois Antissépticos Bucais"
- Helga dos Santos - "Capacidade para o trabalho e produtividade em pacientes com pé diabético"
- João Batista da Cunha - "Construção de um algoritmo para avaliação e tratamento de ferida: Desenvolvimento de um aplicativo"
- Juscélia Dias Rosa - "Melaleuca Alternifolia e Casearia Sylvestres na prevenção da muscosite pós quimioterapia"
- Ivanildo Archangelo Júnior - "Dor no pós-operatório de cesariana: Técnica clássica versus técnica minimamente invasiva"
- Savia Perina Portilho Falci - "Uso de óleo Melaleuca SP como agente antimicrobiano em feridas contaminadas por staphylococcus aureus"
- Marina Moreira Costa- "Dor laser INGAALP (660NM) na prevenção de radiodermite em pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia"
- Maria de Lourdes Guarnieri Barbosa - "Algoritmo para aplicação de acupuntura sistêmica no alívio da dor, ansiedade e depressão em pacientes com úlcera venosa"
- Eduardo Oliveira Bueno - "Manual Educativo para cuidadores: Estratégia para prevenção da úlcera por pressão"